A Fantic Motor é uma empresa italiana de motocicletas fundada em 1968 por Mario Agrati e Henry Keppel-Hesselink. No início das operações, a Fantic produzia minibikes, karts e motos de enduro, e se especializou concentrando seus esforços na categoria, vencendo três campeonatos mundiais com o piloto francês Tierry Michaud em 1985, 1986 e 1988.
A Fantic faliu em 1995, até que em 2003 ela renasce com a aquisição da marca por Massimo Bianchi e Federico Fregnan, produzindo motos de enduro de alta qualidade e especificação.
Veja também:
Honda X-ADV: Muito mais do que um scooter
Triumph Daytona 675: das ruas para a categoria Moto2
Yamaha Star Venture: turismo clássico com tecnologia de ponta
A primeira motocicleta produzida em 1968 pela Fantic foi a Caballero 50, equipada com um motor monocilíndrico 2 tempos de 49 cm³, um modelo equipado para prática de enduro e disponível nas versões com câmbio de quatro ou seis marchas. Ela passou por uma forte campanha publicitária e foi um sucesso de vendas.
Com o sucesso da Caballero nas competições, a evolução veio naturalmente e então em 1978 surgiram as versões Caballero TX 94 e 96 e logo após as TX 160 e TX 190. Em 1981 a Fantic volta a vencer o Campeonato Europeu de Enduro nas categorias 80 e 125 cm³. Em 1978 a Fantic lançou seu primeiro modelo de trial e logo após estreou no Campeonato Mundial, faturando os campeonatos de 1985, 1986 e 1988, com as Fantic 301, 303 e 305 respectivamente, e desde então se especializou na categoria trial.
Em 2014, abre-se um novo capítulo na história da Fantic com a aquisição pela Venetwork, relançando a mítica marca italiana com inovações e alta tecnologia, cuidando impecavelmente da qualidade de suas motocicletas, símbolo do esporte a motor ao ar livre (outdoor).
A família Caballero inclui motocicletas dos modelos Flat Track e Scrambler com três motorizações, de 125, 250 e 500 cm³. As versões Scrambler são fortemente inspiradas nas antigas motos de enduro dos anos de 1970 e 1980, com cores vibrantes. Destacam-se o motor fabricado pela Minarelli, o largo guidão, a suspensão dianteira invertida e a traseira monoamortecida com balança de alumínio, os freios Brembo com sistema ABS da Continental e um escapamento elevado desenvolvido pela Arrow.
Para comemorar os 50 anos do modelo, a Fantic apresenta a versão comemorativa da Caballero, a Anniversary 500, com diversos detalhes estéticos e funcionais que o caracterizam.
No visual vemos novos gráficos chancelando a versão, carenagem de farol com grade, bolsa de tanque, protetor de motor, de radiador em alumínio e guidão com barra de reforço no mais puro estilo trail.
Novo remapeamento do motor, novo acerto das suspensões e assento mais baixo otimizaram a condução para deixar a Caballero 500 mais suave ao rodar. O motor monocilíndrico refrigerado a água entrega 40 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 4,3 kgf.m a 6.000 rpm. O sistema de injeção eletrônica de combustível foi desenvolvido pela Athena Get e utiliza corpo de borboletas de 40 mm para fortalecer as respostas. O câmbio é de seis marchas.
O chassi é construído em aço Cromo molibdênio e as rodas são em alumínio montadas com pneus on/off road. O tanque de combustível comporta 12 litros e o peso do conjunto totalmente abastecido fica em torno de 165 kg.
A marca ainda disponibiliza uma ampla gama de acessórios, como bolsas laterais com suportes e escapamentos especiais com remapeamento dedicado. A Fantic Caballero Anniversary 500 custa 7.140 Euros. cerca de R$ 41.900 em conversão direta. Acha que vale o investimento?
Assista ao vídeo sobre os 50 anos da Fantic:
A MOTOCICLISMO 268 já está disponível nas bancas e em plataformas digitais como GoRead e RevistariaS! Tem tudo sobre a nova família CB 650 da Honda, Ducati Diavel 1260S, Dafra Citycom HD 300, além de uma entrevista exclusiva com Sonia Harue sobre os planos e perspectivas da Kawasaki para o Brasil! Garanta já seu exemplar físico ou digital e boa leitura!