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Novos trechos da faixa azul para motociclistas em São Paulo tiveram suas operações iniciadas nesta segunda-feira (4). Com a adição das avenidas Brigadeiro Faria Lima, Luiz Dumont Villares e Zaki Narchi, a capital paulista passa a contar com 60,7 km de Faixa Azul.
Segundo a Prefeitura, a meta é implantar 200 km das faixas exclusivas para motociclistas até o fim de 2024. As próximas ativações estão previstas para os endereços abaixo:
- Avenida do Estado;
- Avenida Jacu Pêssego (incluindo a Avenida Nova Trabalhadores e Vice-Presidente)
Vale lembrar que em setembro deste ano a Prefeitura conseguiu junto ao Ministério dos Transportes a autorização para continuar expandindo o projeto, que ainda está em caráter experimental na capital paulista, podendo ser expandido para outros locais do país futuramente.
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Detalhes da expansão da Faixa Azul
Na Avenida Brigadeiro Faria Lima as sinalizações que definem o espaço da Faixa Azul estarão entre a Avenida Pedroso de Moraes e a Rua Michel Milan, em ambos os sentidos, totalizando 9,2 km. A Prefeitura destaca que o fluxo de motociclistas na região é de 8 mil por dia.
Na Zona Norte, a Avenida Zaki Narchi terá a faixa destinada aos motoqueiros entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Luiz Dumont Villares, em ambos os sentidos, somando 3,6 km. No trecho circulam 5,5 mil motos diariamente.
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Já a Avenida Luiz Dumont Villares recebe 5 km da nova sinalização para motos, em ambos os sentidos, desde a Avenida Zaki Narchi até a Rua Sevilha. Por lá, são 14 mil motos todos os dias.
O histórico da Faixa Azul de São Paulo
A primeira via que recebeu o projeto Faixa Azul foi a avenida 23 de Maio, em 25 de janeiro de 2022, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha). Após um ano, no trecho de 5,5 km, não foi registrado nenhum acidente fatal.
Nove meses depois, em 6 de outubro de 2022, foram implantados mais 17 km no eixo Bandeirantes-Afonso D’Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos. Por lá, também não houve a ocorrência de óbitos de motociclistas.
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Entre setembro e outubro de 2023, o projeto aumentou no Corredor Norte-Sul, com 1,8 km entre as avenidas Prestes Maia e Tiradentes e, mais 2,8 km, que contemplaram as avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.
Já no dia 6 de novembro, mais 6 km foram entregues nas avenidas Sumaré e Paulo VI e, mais recentemente, 5,8 km nas avenidas das Nações Unidas e 4 km na Miguel Yunes.
A partir desta segunda serão ativados os novos trechos das avenidas Brigadeiro Faria Lima, 9,2 km, Zaki Narchi, 3,6 km, e Luiz Dumont Villares, 5 km.