A cidade de São Paulo terá mais avenidas contempladas com a Faixa Azul, projeto experimental que demarca uma faixa exclusiva para motociclistas em alguns dos principais corredores de trânsito da capital paulista e que pode futuramente ser adotado em mais cidades brasileiras.
A faixa azul foi implementada de forma experimental no início de 2022 na avenida 23 de maio, e de lá para cá não houve nenhum óbito de motociclista trafegando no trecho em que a sinalização foi implantada. Diante deste sucesso, o projeto foi expandido para a avenida dos Bandeirantes em outubro do ano passado, com 8,5 km em cada sentido, totalizando 17 km de extensão onde também não foram registradas ocorrências fatais envolvendo motos.
A autorização para a expansão do projeto foi concedida na última quinta-feira (28) pelo Ministério dos Transportes. E nesse sentido, a Faixa Azul terá mais 71 km de extensão que vão se somar aos atuais 22,5 km já implantados nas avenidas 23 de Maio, dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay.
“Achamos fundamental estimular os municípios a tomarem iniciativas para aumentar a segurança no trânsito. Junto com a prefeitura de São Paulo, que solicitou o uso da sinalização experimental, queremos avançar na redução de sinistros e evitar mortes no trânsito”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.
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Veja abaixo as avenidas que já possuem Faixa Azul e as próximas a receberem o projeto:
Onde já existe Faixa Azul
- Avenida 23 de Maio, no trecho entre Praça da Bandeira e o Complexo Viário João Jorge Saad, sentido Santana/Aeroporto, com extensão aproximada de 6 km;
- Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, entre a ponte das Bandeiras e a praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 quilômetros;
- Avenida Rubem Berta, entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão de 2 quilômetros;
- Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, entre a via Marginal do rio Pinheiros e o viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão de 8,5 quilômetros.
Os novos trechos da Faixa Azul
- Trecho 1: Avenidas Sumaré/Avenida Paulo VI e Avenida das Nações Unidas sentido Castelo Branco, entre Rua Prof. Campos de Oliveira e a Avenida Pe. José Maria e sentido Interlagos entre a Avenida Mario Lopes Leão e rua Prof. Campos de Oliveira;
- Trecho 2: Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Zaki Narchi e Avenida Luiz Dumont Villares;
- Trecho 3: Avenida Miguel Yunes;
- Trecho 4: Avenida Jacu Pêssego, Avenida Nova Trabalhadores, Avenida Vice-presidente José de Alencar Gomes da Silva e Avenida do Estado.
Padrão das vias para a Faixa Azul
No entanto, a implantação das novas faixas exige o atendimento de uma série de condições pré-estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). As larguras das faixas devem ser de, no mínimo, 1,10 metro entre eixos da sinalização horizontal para limite de velocidade de 50 km/h, e de 1,20 metro para limite de velocidade de 60 km/h.
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Vale lembrar que a faixa azul ainda é um projeto experimental, e sua adoção ainda depende do aval do governo, concedido na última semana. Segundo o Ministro dos Transportes, ela futuramente pode se tornar uma política nacional para proporcionar maior segurança aos motociclistas.
“Temos um bom conjunto de dados acerca do bom desempenho da faixa azul aqui em São Paulo, a despeito que o programa ainda é pequeno. Ele está funcionando hoje com aproximadamente 10% do que ele passará a funcionar nos próximos 24 meses”, comenta Renan Filho.