A Bajaj inaugurou oficialmente sua fábrica em Manaus (AM) na última terça-feira, dia 25 de junho. A planta, que é a primeira da marca fora da Índia, está em operação desde o início do mês, quando a primeira moto – uma Dominar 400 – deixou a linha de produção.
Segundo a empresa, a fábrica de Manaus conta com equipamentos de mais alta tecnologia e estrutura para permitir seu crescimento no Brasil nos próximos anos. No momento, atuam na unidade mais de 150 pessoas, entre funcionários diretos e indiretos, mas está previsto o crescimento gradual da equipe, informa a marca.
Nesta primeira fase a gigante indiana estima que serão produzidas 1.500 motos por mês até dezembro. A expectativa é encerrar o ano com 12.000 motos feitas no país, somando o total produzido na fábrica da Dafra e na unidade própria. Para o ano que vem, o plano é atingir a capacidade plena de operação, ou seja, 20 mil motos por ano, afirma a marca.
LEIA MAIS:
Bajaj terá mais 4 concessionárias no Brasil até o final de junho
Conheça o novo serviço de vistoria exclusiva para motos
Qual moto zero-quilômetro escolher com orçamento de R$ 20 mil?
Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400 já são montadas em regime CKD, repetindo o processo que já era realizado pela Bajaj no Brasil. E nas próximas semanas elas ganharão a companhia da Dominar 250, cuja estreia em nosso mercado está prevista para o 2º semestre.
Mais detalhes da inauguração da fábrica da Bajaj
A cerimônia de inauguração da fábrica contou com a presença do Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited, Rakesh Sharma. Nesse sentido, também marcaram presença o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, e o diretor executivo da Abraciclo, Sérgio Oliveira.
“A inauguração desta fábrica é uma grande alegria para todos da Bajaj Auto Limited e representa a concretização da nossa estratégia, que sempre esteve baseada em uma visão de longo prazo para o mercado brasileiro devido ao seu tamanho e complexidade. Nossos times do Brasil e da Índia têm trabalhado em total sinergia para entendermos o consumidor local e desenvolvermos produtos que atendam cada vez melhor às suas demandas”, diz Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited.
Planos para o futuro
A Bajaj planeja fechar o primeiro semestre de 2024 com 3.600 motocicletas vendidas, ou seja, 46% de crescimento em relação ao semestre passado e 143% de aumento em relação ao primeiro semestre de 2023.
Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil, lembra que a Bajaj tem apenas 18 meses no Brasil. Nesse sentido, o executivo exaltou a confiança do consumidor brasileiro e o suporte da matriz na Índia, fundamentais para o crescimento da marca.
“Com a nossa fábrica em operação e a rede em ritmo acelerado de expansão, direcionaremos nosso foco para a expansão da linha de produtos Bajaj disponíveis no Brasil, buscando atender os diferentes perfis e tipos de uso da motocicleta pelos motociclistas brasileiros de todas as regiões”, finaliza.
O que acharam da fábrica da Bajaj no Brasil? Deixem seus comentário nas redes da MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn