Uma pesquisa feita pelo Mercado Livre entre os internautas que acessam plataforma em busca de motos revelou alguns dados interessantes sobre os motociclistas que utilizam o site para comprar ou trocar uma motocicleta. Segundo eles, tanto os Millenials, geração que corresponde pessoas entre 18 e 35 anos quanto a geração X, que engloba quem tem entre 35 e 49 anos, tem uma predileção por modelos esportivos, sendo 37% e 36%, respectivamente. O segmento naked é o segundo mais votado pelos dois grupos, sendo preferência de 30% dos nascidos na geração Y e 22% da X.
A pesquisa revelou também que os dois grupos ainda mostram comportamento semelhante na hora de escolher a cilindrada, sendo entre 250 e 349 cm³ as preferidas das duas gerações, com 47% e 38%, respectivamente. Entretanto, os 35% da geração X que demonstraram interesse nas motos com mais de 500 cm³, revelando que os adultos com 35 anos ou mais já se sentem preparados para subir o degrau e investir em modelos maiores.
Outro ponto estudo confirmou uma tendência que todo motociclista já reparou nas ruas: a predileção dos pilotos com mais idade pelos modelos custom. Segundo apurado pelo mercado livre, 29% dos Baby Boomers, nascidos logo após a Segunda Guerra Mundial, prefere o estilo, enquanto 24% deles pende mais para o lado das esportivas. De acordo com o site, O maior poder aquisitivo e estilo de condução voltado para o conforto justificam as preferências dos mais experientes por veículos com maior cilindrada.
Realizada em março deste ano, a pesquisa entrevistou 2096 pessoas de ambos os sexos e, Entre os que declararam desejo em adquirir um novo modelo, a preferência é por motos seminovas (53%) e que custem até R$ 15 mil (42%). Outras faixas de preço mencionadas foram: de R$ 15 mil a R$ 25 mil (30%) e de R$ 25 mil a R$ 35 mil (14%). Com 7%, cada, aparecem os valores de R$ 35 mil a R$ 45 mil e acima de R$ 45 mil.