Com menos de um ano de atividade no Brasil, e exatamente um ano após lançar em Milão a trail Himalayan, com motor monocilíndrico de 411 cm³ e 24,5 cv de potência máxima declarada, a Royal Enfield, fabricante de origem inglesa e hoje bem estabilizada na Índia, trouxe novidades importantes ao Eicma, o mais importante evento de motos do planeta!
A Interceptor 650 tem seu design inspirado na praiana Califórnia dos anos 1960. Com o seu tanque de combustível clássico — lembrando muito a Triumph Bonneville —, tem assento com bastante espuma e um guidão longo, característica das motos da época. A posição de pilotagem é ereta, confortável. Vem equipada com rodas aro 18 polegadas, raiadas e com pneus Pirelli, além de amortecedores duplos na traseira e freio a disco nas duas rodas com ABS (as vendidas no Brasil tem apenas tambor na traseira). Esta é a primeira Royal Enfield com seis marchas, sistema especialmente desenvolvido para esta motocicleta. A caixa de câmbio é melhorada pela embreagem deslizante e assistida, também inédita em um modelo da marca, deixando o acionamento do manete da embreagem mais leve e evitando que as rodas travem em fortes reduções de marcha.
Novidade também é a Continental GT 650, uma café racer. Apesar de compartilhar motor, chassi e itens estéticos com a Interceptor 650, tem posição de pilotagem bem diferente, com o piloto naturalmente mais inclinado para frente, como nas motos esportivas. A capacidade do tanque de combustível é de 12,5 litros, o que compromete um pouco a autonomia para uso em viagens. Como toda café racer, o assento é único, monoposto, não tendo conforto como prioridade. Possui discos de freio dianteiro e traseiro com ABS, como a Interceptor 650.
“Ser autêntico, acessível e criar motocicletas que evocam é a essência de tudo o que fazemos. Como marca, incentivamos nossos pilotos em sua jornada de autoconhecimento e exploração. É com essa ideia que eles se relacionam, mesmo antes de comprar nossas motocicletas. As novas 650 nos ajudarão a fortalecer ainda mais essa proposta”, declarou durante a coletiva Rudratej Singh, presidente da Royal Enfield.
E os planos da Royal Enfield são otimistas. Eles querem liderar o segmento de motocicleta de média cilindrada globalmente. Esperamos que quando os novos modelos aportarem por aqui sigam a política amigável de preços que a Royal Enfield vem mantendo no país, como frisou o presidente da marca na apresentação das motos. “O que fazemos é criar uma moto que as pessoas desejam e podem pagar”. Que assim seja!