A Ducati acaba de apresentar a evolução de sua máquina mais extrema, a nova Panigale V4 R 2026. Esta não é apenas uma superbike de produção; é uma obra de arte da engenharia, uma Desmosedici de rua que transfere, de forma mais direta do que nunca, a tecnologia da MotoGP e do WSBK para as mãos de um seleto grupo de pilotos. Com uma produção em série numerada, este modelo é a expressão máxima da busca incessante da Ducati por performance e exclusividade.

Fera desmodrômica de 239 cv
No coração desta máquina está a mais recente evolução do motor Desmosedici Stradale R, um V4 de 998 cm³ que já é uma sinfonia mecânica. Em sua configuração de rua, ele entrega respeitáveis 218 cv a 15.500 rpm. Mas a verdadeira magia acontece quando a V4 R sai para a pista: com a instalação do sistema de escape completo Akrapovič e o óleo de competição específico da Ducati Corse, a potência salta para impressionantes 239 cv, elevando a rotação máxima para 16.500 rpm na sexta marcha. Para alcançar esses números de tirar o fôlego, os engenheiros otimizaram a admissão, o escapamento e incorporaram pistões 5,1% mais leves e um novo virabrequim, tornando a resposta do acelerador ainda mais instantânea.

Aerodinâmica de MotoGP e ciclística de ouro
A Ducati Panigale V4 R 2026 é um dos primeiros modelos de produção a apresentar apêndices aerodinâmicos laterais, os chamados “Corner Sidepods”, que geram efeito solo em plena inclinação, aumentando a aderência e a velocidade nas curvas. As asas de plano duplo, que se tornaram um ícone da Panigale, agora geram 25% mais força descendente, com até 6 kg de downforce a 300 km/h. No chassi, o pacote é igualmente impressionante, com um peso a seco de apenas 186,5 kg, e componentes de suspensão Öhlins (garfo NPX25/30 e amortecedor TTX36) e freios Brembo Hypure que são os mais avançados do mercado.

Revolução tecnológica de corrida
A eletrônica da V4 R é um show à parte. O novo display TFT de 6,9″ inclui o “Grip Meter” que informa a aderência em tempo real, enquanto o sistema Race Brake Control permite o uso otimizado do freio traseiro em inclinação, uma técnica de pilotagem de corrida. A cereja do bolo é a Ducati Racing Gearbox (DRG), que replica a configuração das motos do WSBK com o ponto morto localizado em primeira marcha, garantindo trocas ultra-rápidas, complementado pelo sistema DNL, que evita a seleção acidental de neutro em frenagens bruscas.
A Ducati Panigale V4 R 2026 não é para qualquer um. Seu preço de 44.000 euros a posiciona diretamente no pódio da exclusividade, mas cada euro investido é a certeza de estar levando para casa a máquina mais próxima de uma MotoGP que o dinheiro pode comprar, uma obra-prima de Borgo Panigale.