Apesar do EICMA – Salão de Milão EICMA 2021 ser a grande oportunidade de os maiores fabricantes de motos apresentarem as suas novidades ao público, a Ducati continua exibindo sua websérie chamada Ducati World Première. Dessa forma, o quinto episódio foi inteiramente dedicado à renovação da superdesportiva Ducati Panigale V4 e Panigale V4 S 2022.
Os modelos, contam com novidades no motor, na ciclística, no pacote eletrônico e também na ergonomia. A ideia é facilitar a vida do condutor, tornando as motos italianas mais fáceis de se explorar.
Detalhamento das novas Ducati Panigale V4 e Panigale V4 S 2022
As Ducati Panigale V4 e Panigale V4 S contém o mesmo motor Desmosedici Stradale. Nesta geração, que segue as normas do Euro5, o V4 da casa de Borgo Panigale melhorou seu desempenho. Com 1.103 cm³, a usina chega com um sistema de lubrificação redesenhado e que conta agora com uma bomba de óleo que reduz a perda de potência. As ponteiras de escape, que se mantêm debaixo do motor, apresentam saídas de maior diâmetro, e assim reduzem a pressão da saída dos gases, melhorando sua performance.
De acordo com a marca italiana, as novas Panigale V4 e Panigale V4 S 2022 disponibilizam uma potência máxima de 215,5 cv a 13.000 rpm, valor ligeiramente superior em comparação com o modelo anterior. O torque máximo é de 12,6 kgf.m a 9.500 rpm.
Ligado ao quadro tipo “Front Frame”, que utiliza o motor como elemento estrutural, a máquina vem com uma forquilha pressurizada Öhlins NPX 25/30, de controle eletrônico. Este item esconde no interior das suas bainhas um sistema de amortecimento derivado das competições e que evita a cavitação do óleo, conferindo mais apoio na frenagem e garantindo melhor absorção ao asfalto.
Ciclística aprimorada
Em relação à ciclística, encontramos um monobraço oscilante cujo pivô está posicionado 4 mm acima em comparação à geração anterior. Isto significa que a Ducati pretende evitar que a traseira baixe de forma acentuada nos momentos de aceleração, gerando maior estabilidade.
Na parte eletrônica, a casa de Borgo desenvolveu uma nova lógica para os Power Modes que controlam o motor V4 para explorar melhor as curvas. Nesse sentido, a partir de 2022 serão 4 configurações para o motor: Full, High, Medium, Low.
Todas estas opções estão visíveis e podem ser ajustadas através do painel de instrumentos, que também foi redesenhado. O novo formato de visualização das informações, chamado de “Track Evo”, apresenta um layout semelhante ao usado nas motos de competição da Ducati Corse no MotoGP e no Mundial de Superbike.
No lado aerodinâmico, destaque para as novas asas laterais, de perfil mais compacto. De acordo com a Ducati, apesar de mais esguias, o desenho de duplo perfil permite criar uma força descendente de até 37 kg quando a motocicleta se desloca a 300 km/h.
Cores e preço
As Ducati Panigale V4 e Panigale V4 S estarão disponíveis na cor Ducati Red, com grafismos em preto e faixa vermelha (apenas na versão S). O banco de dois tons também é equipamento de série na Panigale V4 S.
As máquinas chegam às concessionárias europeias da marca a partir de janeiro de 2022. Sobre os preços, a versão base Panigale V4 custará 25.295 euros, cerca de R$ 161.000, enquanto a versão Panigale V4 S terá um valor sugerido de 30.395 euros, aproximadamente R$ 193.000 em conversão direta.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter