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Ducati Panigale V4 2025 eleva o nível das superbikes

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/07/2024
  • Por: Willian Teixeira

A Ducati Panigale V4 acaba de receber atualizações para a linha 2025. Nesse sentido, ela foi totalmente revisada em termos de design, tecnologia, ergonomia e eletrônica. Segundo a marca, essas melhorias chegam para elevar ainda mais o nível da superbike italiana.

Na versão S, a Ducati Panigale V4 ficou 2 kg mais leve e 0,5 cv mais potente do que a da geração anterior. O motor segue o mesmo V4 de 1.103 cm³ que agora entrega 216 cv a 13.500 rpm e 12,3 kgf.m de torque a 11.250 giros. Com o escapamento de corrida Ducati Performance da Akrapovic, a cavalaria da Panigale sobe para 228 cv.

Para o design da nova Panigale V4, o Ducati Style Center integrou ergonomia e aerodinâmica da Desmosedici GP e trazendo um visual mais idêntico ao das motos da MotoGP.

As linhas da 916 também serviram de inspiração para o design do conjunto óptico dianteiro, destacado pelo DRL duplo em forma de V característico das motos esportivas da marca. Por fim, a entrada de ar agora é única e central, escondida sob a carenagem, enquanto a cauda, ​​mais larga e longa, acomodando melhor o piloto.

Mais sobre a evolução da Ducati Panigale V4

A superbike italiana traz mudanças no quadro, no braço oscilante traseiro e nas rodas, melhorias para reduzir o peso. As da versão V4 S pesam apenas 7,1 kg o par, segundo a Ducati. Seus pneus são os famosos Pirelli Diablo Supercorsa SP V4 nas medidas 120/70-17 e 200/60-17, respectivamente.

Os freios usam as inéditas pinças Brembo Hypure, mais leves que as Stylema presentes nas versões anteriores da moto. Elas são monobloco, tem 4 pistões e 30 mm de diâmetro. Já os discos são de 330 mm na frente e único de 245 mm na traseira. Já as suspensões possuem ajuste eletrônico e levam a assinatura da Öhlins.

Outra novidade é o sistema Race eCBS desenvolvido em conjunto por Bosch e Ducati. Ele reproduz as técnicas dos pilotos profissionais, permitindo frenagens mais tardias e ativa o freio traseiro mesmo depois de liberar o dianteiro nas entradas e execuções de curvas.

Ainda no quesito eletrônica, ela traz o que há de mais moderno, herdando muita tecnologia da MotoGP. Controles de tração, anti-wheeling, largada, ABS em curvas, freio motor e outros recursos são gerenciados por uma nova plataforma IMU.

DNA das pistas

As informações são exibidas em um inédito painel colorido em TFT de 6,9 polegadas derivado do usado nas Desmosedici GP. A tela oferece duas visualizações – Road e Track.

Na segunda o usuário consegue visualizar na lateral da tela informações relevantes durante a utilização da moto nas pistas, como nível de frenagem, ângulo de inclinação e entrega de potência e torque a cada marcha engatada, entre outros recursos ligados à telemetria.

Acima de tudo, a nova Panigale V4 chega às lojas Ducati da Europa a partir de setembro de 2024. Seu preço ainda não foi divulgado. A título de comparação, a atual geração está disponível no Brasil por R$ 166.990.

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