A Ducati Panigale V4 revolucionou o mundo das superesportivas com o seu lançamento em 2018, abandonando seu icônico motor V2 em favor de um V4 derivado da MotoGP. Essa mudança representou um novo capítulo na história da marca italiana, sem abrir mão de suas raízes.
Desde então, a Panigale V4 vem evoluindo constantemente, com melhorias em diversos aspectos como eletrônica, aerodinâmica e desempenho.
LEIA MAIS:
Royal Enfield Classic 350 prestes a receber atualizações
Royal Enfield Super Meteor 650: Descubra todos os detalhes dessa cruiser clássica
Royal Enfield lança programa global de garantia para suas motos
A Panigale V4 2025 eleva o patamar das superesportivas
Desde seu lançamento, a Panigale V4 tem seguido uma trajetória evolutiva inspirada diretamente na Desmosedici MotoGP. A nova geração da superesportiva italiana não é exceção. Com um design completamente redesenhado e uma série de aprimoramentos técnicos, a Panigale V4 2025 promete oferecer uma experiência de pilotagem ainda mais emocionante e envolvente.
Uma das principais novidades da nova geração é a aerodinâmica totalmente integrada. Ao contrário de suas antecessoras, que adicionavam apêndices aerodinâmicos aos modelos anteriores, a Panigale V4 2025 possui uma carenagem redesenhada desde o início, com os spoilers perfeitamente integrados às linhas da moto. Essa solução proporciona maior eficiência aerodinâmica e contribui para um melhor desempenho em altas velocidades.
Panigale V4: Motor V4 aprimorado
O motor V4, já conhecido por sua potência e torque, recebeu atualizações para atender à norma Euro5+, sem comprometer o desempenho. A nova Panigale V4 S, por exemplo, pesa 187 kg, dois quilos a menos que a versão anterior, e oferece um aumento de 0,5 cv de potência. O propulsor entrega agora 216 cv a 13.500 rpm e 12,3 kgf.m de torque a 11.250 rpm. Segundo a Ducati, essas melhorias permitem que qualquer piloto, mesmo iniciante, melhore seu tempo em pista.
Foco na experiência do piloto
A nova carenagem da Panigale V4 foi meticulosamente projetada para oferecer uma experiência de pilotagem ainda mais intensa e segura. Com um arrasto aerodinâmico reduzido em 4%, a moto corta o ar com mais facilidade, proporcionando maior estabilidade em altas velocidades. As asas de perfil duplo, integradas à parte frontal, garantem a mesma força descendente, oferecendo maior aderência e confiança ao piloto.
O perfil da carenagem foi redesenhado para otimizar o fluxo de ar, criando uma bolha de ar mais calma que envolve o piloto, reduzindo a fadiga em longas jornadas. Além disso, a posição de pilotagem foi aprimorada com um tanque e assento redesenhados, que proporcionam maior liberdade de movimento e um encaixe mais ergonômico. A área rebaixada no tanque e as novas tampas laterais facilitam a movimentação do corpo durante as curvas, permitindo que o piloto adote uma posição mais esportiva e eficiente.
Panigale V4: Nova balança bilateral
Para acompanhar o aumento de desempenho, o chassi e o braço oscilante foram submetidos a uma reengenharia. A rigidez lateral foi reduzida em 40% para otimizar a aderência em ângulos de inclinação extremos, enquanto a rigidez longitudinal foi mantida para garantir estabilidade em aceleração e frenagem. O resultado é um chassi mais leve e ágil, com 3,5 kg a menos em comparação com a geração anterior. A suspensão eletrônica Ohlins de terceira geração, presente na versão S, oferece ajustes ainda mais precisos e personalizáveis.
A Ducati introduziu uma inovação radical na Panigale V4 com o novo braço oscilante “Ducati Hollow Symmetrical Swingarm”. Abandonando o design convencional de um lado, a nova estrutura possui dois braços simétricos e uma geometria otimizada para melhorar o desempenho dinâmico da moto.
Freios Brembo Stylema
A Panigale V4 2025 apresenta uma série de componentes exclusivos que elevam seu desempenho e sofisticação. As novas pinças de freio Brembo Stylema, 60g mais leves por par, garantem frenagens mais potentes e eficientes, graças à sua capacidade superior de dissipar calor. Outra novidade é o sistema Race eCBS, desenvolvido em parceria com a Bosch, que simula as técnicas de frenagem dos pilotos profissionais, permitindo frenagens mais tardias e eficazes, especialmente em situações de pista.
O painel TFT de 6,9 polegadas oferece uma interface intuitiva e personalizável, com um novo modo de exibição “Track Display” que fornece informações cruciais para pilotagem em pista, como G-meter, indicador de potência e torque e ângulo de inclinação. Essas informações permitem que o piloto monitore em tempo real o desempenho da moto e ajuste sua pilotagem de acordo com as condições da pista.
A Panigale V4 2025 eleva o patamar da telemetria em motocicletas esportivas. O sistema de aquisição de dados DDL, em conjunto com o software de análise da Ducati Corse, transforma a moto em uma ferramenta de desenvolvimento pessoal para pilotos de todos os níveis.
Para os apaixonados por velocidade e tecnologia, a Ducati Panigale V4 2025 é a escolha perfeita. Com um motor potente, eletrônica avançada e um design que inspira, a Panigale V4 oferece uma experiência de pilotagem única e inesquecível seja você iniciante ou experiente com motocicletas de corrida.
Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn