A Ducati consolida sua ofensiva em motores V2 com o lançamento da Monster V2 2026. A lendária naked de Bolonha chega em duas versões – Monster padrão e Monster+ – apresentando um design revigorado e uma ficha técnica focada em agilidade e tecnologia. A principal novidade é a substituição do motor Testastretta 11° de 937 cm³ pelo novo V2 de 890 cm³ com temporização variável na admissão.

Novo coração e redução de peso
O motor V2 de 890 cm³, já conhecido nas irmãs V2, é o centro da transformação. Curiosamente, a potência máxima foi mantida em 111 cv, mas entregue em uma rotação ligeiramente menor (9.000 rpm). Houve uma pequena redução no torque (de 9,5 kgf.m para 9,1 kgf.m a 7.250 rpm), uma troca aceitável pelo ganho em compactação e eficiência.

Graças a este motor mais compacto e às mudanças estruturais, o peso seco da nova Ducati Monster foi reduzido em 4 kg, caindo de 179 kg para 175 kg. Essa redução é crucial para a dinâmica, reforçando a leveza e a facilidade de pilotagem que definem a linha Monster.
Chassi e eletrônica de última geração
No quesito chassi, a Ducati mantém o aclamado quadro monocoque de alumínio, que utiliza o motor como elemento estrutural principal. O subquadro, contudo, passa a ser de aço tubular, e o braço oscilante de braço duplo é completamente novo. A ergonomia foi ajustada, deslocando mais peso para a dianteira para maior sensação de controle.

As suspensões são compostas por um garfo invertido Showa sem ajustes e um monoamortecedor traseiro da mesma marca com ajuste de pré-carga. Os freios continuam confiados à Brembo, com discos duplos de 320 mm na dianteira e ABS em curvas de última geração.
O pacote eletrônico da Ducati é de ponta: uma IMU de seis eixos gerencia o ABS em curvas, controle de tração, anti-wheeling e controle de freio motor. O quickshifter 2.0 bidirecional é de série, controlável no novo painel TFT de 5 polegadas, e a iluminação é Full LED com as setas de desligamento automático. A nova Monster V2 2026 é a união perfeita entre a tradição naked e a tecnologia moderna.