Apresentada como conceito em 1992 no Intermot, a Ducati Monster sempre se destacou pela mescla entre simplicidade e esportividade, trazendo o chassi de treliça em aço usado na esportiva 888 para uma moto com visual clássico e com um potente motor. Porém, para sua nova geração, a naked da marca de Borgo Panigale não contará com esse elemento tradicional. A nova Ducati Monster 2021 conta com uma estrutura em viga dupla de alumínio semelhante a usada na nova Panigale V4 S.
Este novo chassi é mais compacto e 4,5 kg mais leve do que o antigo. Os pneus também estão mais leves, assim como o braço oscilante e o sobrechassi traseiro, este em polímero reforçado com fibra de vidro. Somados, todos os itens da nova Monster que passaram por redução de peso resultam em uma diminuição de 29 kg se compararmos com a Monster 821, uma vez que o peso a seco da nova geração da naked de Borgo Panigale é de apenas 166 kg.
Veja também:
Kawasaki Z H2 SE ganha suspensões semiativas e Brembo Stylema
Vote no Concurso Moto de Ouro e concorra a uma scooter Voltz EV1!
Ducati Diavel 1260 Lamborghini: poder italiano
Ainda sobre a reformulação visual, a Monster traz um novo farol com desenho inspirado na geração anterior e com iluminação full LED, além de indicadores de direção integrados as laterais da moto.
A nova Ducati Monster também está mais curta na distância entre eixos, com 1.474 mm, seis a menos em relação a Monster 821. O selim está a 820 mm do solo, mas há uma nova versão como opcional que pode reduzir essa distância para 800 mm. E se o motociclista quiser ficar ainda mais baixo ele pode adquirir um kit de suspensão reduzida, que deixará a moto a 775 mm do solo.
O motor da nova Ducati Monster 2021 é o conhecido Testastretta, um bicilíndrico de 4 válvulas com refrigeração líquida e comando desmodrômico. Nesta nova versão, já homologada para as normas Euro5, ele está com 937 cm³ e entrega 111 cv de potência máxima a 9.250 rpm e torque máximo de 9,5 kgf.m em apenas 6.500 rpm.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
O torque deste novo motor está melhor em todas as faixas de rotação, principalmente em baixa e média. A transmissão é de seis velocidades e traz quickshifter como padrão. Segundo a Ducati, o motor da nova Monster exige troca de óleo a cada 15.000 km, enquanto o ajuste das válvulas deve ser realizado a cada 30.000 km.
A nova Ducati Monster 2021 também traz muita eletrônica embarcada, incluindo controle de tração, anti-wheelie, ABS em curvas, controle de largada e três modos de pilotagem, todos gerenciáveis por um comando no punho esquerdo. Suas informações podem ser vistas no painel em TFT de 4,3 polegadas.
O sistema de freios traz discos duplos de 320 mm na dianteira, enquanto na traseira há um disco simples de 245 mm. As suspensões contam com garfo dianteiro invertido e sistema monoamortecido atrás com ajuste de pré-carga. As medidas dos pneus são as mesmas, 120/70 frontal e um largo 180/55 na traseira, ambos Diablo Rosso III da Pirelli instalados em rodas aro 17.
A linha 2021 da naked da Ducati terá duas versões: Monster e Monster +, sendo que a segunda traz uma pequena carenagem no farol dianteiro, além de cobertura para o assento do garupa. Elas contam com três opções de cores (vermelha, preta e cinza) e partem de 11.290 euros.