A Ducati anunciou o início da produção da Multistrada V4 em Borgo Panigale, e confirmou o lançamento da nova geração de sua big trail para 4 de novembro. Ela deixa o motor V2 utilizado nos outros modelos da gama e passa a contar com um V4 semelhante ao utilizado na Panigale V4, com modificações para oferecer uma melhor experiência de pilotagem.
A Multistrada V4 havia sido confirmada em setembro de 2019 por Claudio Domenicali, o CEO da Ducati, quando as outras versões comemoraram a marca de 100 mil unidades produzidas.
Veja também:
Ducati Multistrada 950S é lançada no Brasil
A moto é um veículo feito para curtir a paz
Ducati ganha concessionária no Rio de Janeiro
Entre as novidades para a Multistrada V4 está a adoção de radares na dianteira e na traseira, primeira moto do mundo a contar com esse tipo de tecnologia. O primeiro serve para o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que faz com que a moto mantenha distância e velocidade constante em relação ao veículo que estiver à sua frente, enquanto o segundo monitora pontos cegos e alerta sobre veículos que se aproximam da moto em alta velocidade.
Cada radar tem dimensões compactas – 70 x 60 x 28 mm, medidas semelhantes as de uma câmera de ação moderna – e se integram perfeitamente à moto, pesando apenas 190 gramas. O sistema foi desenvolvido pela Ducati em cooperação com o departamento de Eletrônica, Informação e Bioengenharia do Politécnico de Milão, que trabalham no mesmo desde 2016.
Os sistemas inteligentes adaptativos ajudam na condução do condutor do veículo e devem ser sempre verificados ou corrigidos pelo condutor, e em hipótese alguma substituem o piloto. Demais detalhes sobre a nova Multistrada V4 serão divulgados pela Ducati em sua apresentação oficial, marcada para 4 de novembro.