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Ducati Hypermotard V2 renasce com mais potência e menos peso

  • Publicado: 05/11/2025
  • 3 Minutos de leitura

A Ducati celebrou em grande estilo os 20 anos de uma de suas motos mais icônicas. No EICMA 2025, a marca italiana removeu os véus da Hypermotard V2 e sua versão mais radical, Hypermotard V2 SP. A dupla estreia a quarta geração da supermoto de Borgo Panigale, agora mais leve, potente e equipada com tecnologia de superbike.

Duas décadas após o surgimento do protótipo que virou sensação no Salão de Milão de 2005, a Hypermotard volta com design redesenhado, mas fiel às suas origens. O escapamento duplo elevado, o tanque em formato de asa e a traseira compacta continuam lá, agora reinterpretados com linhas mais afiadas e um visual “robótico”, combinando o espírito das supermotos com o desenho sofisticado das Ducati.

Motor V2 de 890 cm³: mais leve e mais eficiente

O novo coração da Hypermotard é o bicilíndrico Ducati V2 de 890 cm³, o mais leve já produzido pela marca, pesando somente 54,4 kg. Ele entrega 120 cv e 9,58 kgf.m de torque, com 70% disponível já a 3.000 rpm.

A adoção do comando de válvulas de admissão variável garante respostas imediatas e entrega de potência linear. O conjunto é acompanhado de uma nova transmissão com relações mais curtas, que melhora a aceleração e a resposta do acelerador.

Peso reduzido e chassi monocoque

Comparada à antiga Hypermotard 950, a nova geração perdeu 13 kg (ou 14 kg na SP). O chassi agora é um monocoque de alumínio que integra o motor e a caixa de ar, resultando em um conjunto mais rígido, leve e compacto.

A balança traseira de dois braços se inspira na superbike Panigale V4, enquanto o tanque de 12,5 litros foi reposicionado para melhor distribuição de peso.

Suspensão e freios de nível de pista

A Hypermotard V2 vem equipada com suspensão Kayaba ajustável e amortecedor de direção Sachs, enquanto a SP eleva o padrão com componentes Öhlins totalmente ajustáveis (NIX30 e STX46) e rodas forjadas mais leves.

Nos freios, a versão base traz pinças Brembo M4.32 e a SP, as mais agressivas Brembo M50. Ambas contam com discos duplos de 320 mm na dianteira e pneus Pirelli Diablo Rosso IV (ou Rosso IV Corsa na SP).

Eletrônica completa e painel TFT

A nova Hypermotard vem recheada de tecnologia, com uma IMU de 6 eixos, ABS de curva, controle de tração de 8 níveis, controle de empinada, quickshifter bidirecional, controle de freio motor e três modos de pilotagem: Urbano, Esporte e Turismo. O painel TFT de 5 polegadas oferece três modos de exibição e é operado por joystick. A versão SP adiciona recursos exclusivos como Ducati Power Launch (controle de largada) e Pit Limiter (limitador de velocidade em boxes).

Ergonomia supermotard e estilo SP comemorativo

Com assento de 880 mm, guidão largo de 807 mm e posição de pilotagem agressiva, a Hypermotard mantém o DNA supermotard puro. A SP se diferencia pelo para-lama de carbono, bateria de lítio e pintura comemorativa de 20 anos, além das rodas brancas e detalhes esportivos que remetem às corridas.

Disponibilidade e versões

A nova Ducati Hypermotard V2 chega ao mercado europeu em abril de 2026, seguida pela América do Norte em maio e Japão e Austrália em outubro. No momento não há informações sobre a disponibilidade do modelo no Brasil. Nesse sentido, a linha Hypermotard tem como única representante no país a versão 698 Mono.

Os preços da novidade ainda não foram anunciados. Contudo, a Ducati promete uma supermoto que combina o espírito rebelde da primeira Hypermotard com o desempenho e a eletrônica das superbikes mais modernas.

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