Há pouco menos de um mês, a Ducati renovou a versão Icon da Scrambler com uma série de novidades. Agora, a marca italiana aproveitou o Intermot, salão realizado em Colônia, na Alemanha, para reorganizar as motos derivadas do modelo retrô. Sendo assim, as versões Café Racer, Full Throttle e Desert Sled se diferenciaram ainda mais do modelo básico e ganharam, além de identidade própria, diversas melhorias.
Começando pela mais off-road da família, a Desert Sled, que agora está disponível em branco com o quadro pintado em vermelho. A moto traz assento redesenhado – a 860 mm do chão – conjunto de suspensões ajustável da Kayaba na frente e atrás, com curso de 200 mm e novos protetores de motor. O modelo tem balança de alumínio e dispõe de um modo de pilotagem off-road, que permite desligar o ABS de atuação em curvas.
A nova ponteira dupla de escape ao lado direito e os pneus de uso misto Pirelli Scorpion Rally STR que calçam as rodas de 19’’ na dianteira e 17’’ na traseira, completam o conjunto. Para quem esperava – como nós aqui na MOTOCICLISMO – por uma Desert Sled 1100, entretanto, não foi desta vez.
Inspiração no flat track
Antes apenas uma versão com pintura e escape diferentes da Icon, a nova Scrambler Full Throttle teve seu estilo inspirado pelo modelo pilotado por Frank Garcia na temporada 2018 do American Super Hooligan Championship, campeonato norte americano de flat track.
A moto também traz o ABS de atuação de curvas da Bosch e um estilo totalmente próprio, que inclui até tampa para a garupa, pintura diferenciada e as tampas laterais da bateria imitam o formato das number plates dos modelos de competição.
Já a Café Racer, como o próprio nome diz, utiliza vários elementos do estilo esportivo de antigamente, com as number plates que fazem alusão à 125GP Desmo da década de 1950. Também traz cobertura para a garupa e outros itens mais focados em desempenho, como o guidão feito em alumínio, que recebe os espelhos nas pontas. A proposta fica completa com os protetores de bengala na suspensão dianteira e o par de pneus Pirelli Diablo Rosso III nas rodas aro 17’’.
Mesmo motor
Além do ABS de atuação em curvas e outras melhorias já integradas na Icon, como a embreagem hidráulica, que reduz o esforço do piloto e o novo painel, que agora marca o consumo de combustível, as motos partilham o mesmo motor. O Desmodue de dois cilindros em “L” e 803 cm³ arrefecido ar e óleo é capaz de gerar até 74 cv a 8 250 rpm, enquanto o torque máximo de 6,83 kgf.m está disponível já nos 5 750 giros. O câmbio é de seis marchas.
No Brasil, a Ducati comercializa atualmente as versões Icon, Custom (personalizada com exclusividade para o público brasileiro), Urban Enduro, Classic e Full Throttle. Os preços vão de R$ 40 900 para a Icon até R$ 44 900 para a Full Throttle.