A Ducati anunciou que a última 1299 Panigale R Final Edition, a edição de despedida do modelo que deu lugar a Panigale V4, foi entregue nesta semana a uma concessionária da marca cuja localização não foi revelada. Com quantidade limitada a apenas 1 299 unidades numeradas, a superesportiva foi desenvolvida em parceria com a Ducati Corse, departamento de competições da marca e vem com uma série de extras, além da característica pintura tricolor, em verde, branco e vermelho.
Criada a partir da 1299 Superleggera, a moto traz dois escapes da Akrapovic posicionados entre a roda e a rabeta, mudando levemente o design mais limpo do modelo italiano, mas exatamente como a moto que encerrou sua participação no Mundial de Superbike e será substituída pela Panigale V4 R na próxima temporada.
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Nela, o motor Superquadro de dois cilindros em “L” de 1 285 cm³, capaz de gerar até 209 cv de potência a 11 000 rpm e 14.5 kgf.m de torque máximo a 9 000 giros, ainda recebeu melhorias para deixar a moto ainda mais leve, como o virabrequim que traz partes feitas em tungstênio e válvulas com diâmetro maior em titânio. Na suspensão, destaque para os conjuntos totalmente ajustáveis da Öhlins.
No quesito eletrônica, a 1299 Panigale R Final Edition traz o cardápio variado das superesportivas de ponta. São três modos de pilotagem (Race, Sport, Wet), freios ABS de atuação em curvas, controle de wheeling, controle de tração e câmbio assistido quickshift para subir e descer marchas sem apertar a embreagem. Tudo controlado pela Unidade de Medida Inercial (IMU) e ainda com o auxílio do Ducati Data Analysis, que permite ao piloto gravar uma série de dados, como os ângulos de inclinação nas curvas.
Entretanto, como era de se esperar, fazer parte do grupo seleto que terá na garagem a moto que marca o fim de uma era para a Ducati custa caro. Na Itália, a edição final da 1299 Panigale R é vendida por 39 900 euros, o que corresponde a mais de R$ 176 mil.