A Streetfighter V4 é a estrela do quinto episódio da Ducati World Première, série online na qual a marca de Borgo Panigale apresenta as motocicletas que estarão em seu line-up de 2023. E a hypernaked recebeu atualizações importantes nos modelos V4 e V4 S, além de ter removido os véus da versão SP2, esta ainda mais invocada do que as anteriores.
A Ducati preservou a essência da Streetfighter V4 na linha 2023, e traz como principais atualizações o tanque, que é o mesmo usado na Panigale V4 e comporta 17 litros de combustível. Ele tem 1 litro a mais do que o da versão anterior, e é envolto por novas asas laterais, além de ter sido projetado para dar melhor suporte ao corpo do piloto em curvas e frenagens.
Alta eletrônica embarcada na Streetfighter V4
No quesito eletrônica a hypernaked da Ducati também bebeu boas doses servidas para a Panigale V4. Os controles do motor são os mesmos usados na superbike italiana, porém devidamente adequados para a moto descarenada. São quatro tipos de calibragens: Full, High, Medium, Low. No modo de potência total, o motor tem potência total a partir da segunda marcha.
LEIA MAIS:
Edição limitada, Ducati Panigale V4 R chega com mais de 240 cv
Arch 1S 2023, moto exclusiva para os Estados Unidos
Sob encomenda, Kawasaki H2R 2023 entrega insanos 326 cv
Para os modos de média e alta potência um novo sistema de gerenciamento de mapas Ride by wire foi desenvolvido para atuar de forma especifica em cada uma de suas seis marchas, garantindo que o condutor receba a aceleração necessária a cada acionamento do punho direito.
Já o modo Low foi desenvolvido para rodar na estrada ou em superfícies com pouca aderência, limitando a potência máxima da moto a 165 cv e oferecendo respostas no acelerador que favorecem o controle da moto. Ainda há o modo Wet Riding, que como o próprio nome diz, configura a Streetfighter para pilotagem em piso molhado.
A Streetfighter 2023 ainda recebe o Ducati Quick Shift, recurso projetado para melhorar a fluidez em todos os graus de abertura do acelerador. Também merece destaque a função Track EVO para o painel TFT. Ela replica o layout utilizado nas Desmosedici GP do Mundial de Motovelocidade, garantindo uma visualização imediata das informações mais importantes, além da intervenção dos controles eletrônicos.
Outros ajustes finos ficam por conta do braço oscilante, que está 4 mm mais alto do que na geração anterior. O motor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³ preservou a receita, ou seja, entrega 208 cv a 13.000 rpm e 12,5 kgf.m de potência e torque máximos, respectivamente. O peso a seco da moto é de 178 kg.
A Streetfighter V4 é oferecida em três versões pela Ducati. A de entrada (V4), a V4 S, que traz suspensões semi-ativas da Ohlins, bateria de lítio e rodas forjadas Marchesini, mais leves, e a V4 SP2, totalmente otimizada para uso em pista. Ela vem com a pintura preta fosca usada pelos pilotos da Ducati na MotoGP durante os testes de pré-temporada, e é ainda mais leve, pois traz rodas em fibra de carbono e sistema de freios Brembo Stylema R, além de embreagem seca.
Disponibilidade da nova Ducati Streetfighter V4
As novas versões da Ducati Streetfighter V4 chegam aos concessionários europeus a partir de janeiro de 2023, exceto a V4 SP2, que está prometida para março do ano que vem.
Os preços e cores de cada versão você confere abaixo:
- Ducati Streetfighter V4: vermelha / 23.240 euros (R$ 121.780)
- Ducati Streetfighter V4 S: vermelha e cinza / 26.540 euros (R$ 139.070)
- Ducati Streetfighter V4 SP2: cinza fosco Winter Test / 35.640 euros (R$ 186.750)
No momento não há informações sobre a oferta do modelo atualizado no mercado brasileiro.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter