Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S
Notícias

Ducati apresenta três motos novas em Milão

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/11/2018
  • Atualizado: 13/11/2018 às 16:37
  • Por: Redação

Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S

A Ducati mais uma vez honrou a tradição de ser a primeira marca a mostras suas novidades no EICMA, o famoso Salão de Milão, na Itália. Em evento realizado na noite do último domingo, a marca Italiana mostrou ao mundo renovações no line-up e três modelos totalmente novos: a Panigale V4 R, a Hypermotard 950 e a Diavel 1260.

Começando pela grande estrela da noite, a superesportiva Panigale V4 R. Mais do que uma nova versão da superbike revelada no ano passado, estamos falando de uma moto totalmente nova e que promete estreitar mais ainda a distância entre uma motocicleta de rua e um protótipo para as pistas dos campeonatos mundiais.

Veja também:
Ducati traz nova Multistrada 1260 ao Brasil
Nova Ducati Hypermotard é flagrada na Europa
Ducati apresenta nova Multistrada 1260 Enduro

Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S

No visual, a moto conserva as belas linhas da Panigale, mas com “asas” nas laterais, derivadas da MotoGP. Cortes na carenagem em formato de guelras também foram pensados em auxiliar não só a aerodinâmica, como a dissipação de calor. Por dentro, ela é ainda mais impressionante. Como se não bastassem os componentes mais leves, que lhe garantem uma redução de peso de 2 kg em relação à Panigale V4 S – a moto pesa apenas 193 kg em ordem de marcha – a nova obra-prima italiana vem o co motor Desmosedici Stradale R de 4 cilindros em V e 998 cm³.

Claramente pensado para as pistas do Mundial de Superbike, o novo propulsor menor do que os 1 103 cm³ do Stradade convencional gira bem mais alto, conseguindo entregar até 221 cv de potência a 15 250 rpm. E esse número ainda sobre para 234 cv com a adição do kit de performance da Akrapovic. Simplesmente a Ducati mais potente já construída para as ruas.

Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S

Na ciclística, todo o pacote refinado de suspensões ajustáveis öhlins e pinças de freio Brembo Stylema mordendo os dois discos dianteiros de 330 mm de diâmentro. Já o pacote eletrônico traz tudo que se espera: novo painel TFT de cinco polegadas, como o ABS de atuação em curvas e os controles de tração, de derrapagem, de largada e de freio-motor. Há também três modos de pilotagem e o câmbio assistido quicjshift para subir e descer marchas sem apertar a embreagem Tudo regido pela IMU (Unidade de Medição Inercial). Contador de voltas e interface para análise de dados com GPS completam o pacote da Panigale R, que deverá ser vendida por cerca de 40 mil euros (por volta de R$ 170 mil) na Europa.

Hypermotard volta às origens

Outra novidade apresentada ppela Ducati foi a supermoto Hypermotard 950, que – como já havíamos antecipado aqui na MOTOCICLISMO – recebeu novidades no visual, ficando bastante parecida com a geração anterior da moto. Principalmente pelos dois escapes posicionados na linha do assento, que valorizam a roda deixada à mostra. Na dianteira, apenas pequenas atualizações, conservando o visual que a consagrou.

Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S

O motor é uma versão retrabalhada do L2 Testastretta 11º de 937 cm³ de arrefecimento líquido, capaz de gerar até 114 cv de potência máxima a 9 000 rpm e 9,8 kgf.m de torque máximo nas 7 250 rpm, sendo que, de acordo com a Ducati, 80% da força já está disponível nos 3 000 giros. Já o peso em ordem de marcha é de 200 kg, quatro quilos a menos do que sua versão anterior.

A Ducati também quis fazer sua supermoto mais divertida e controlável em sua nova encarnação. O manete da embreagem agora tem assistência hidráulica, para reduzir do esforço do piloto e mais eletrônica, com a IMU monitorando os freios ABS de atuação em curvas, o controle de tração, o controle de wheeling e os três modos de pilotagem.  Na versão SP, além da pintura tricolor exclusiva, rodas Marchesini, suspensões de curso mais longo e o câmbio quickshift para subir e descer marchas.

Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S

Novo fôlego para a Diavel

Para fechar os lançamentos da marca italiana na “anteprima” do maior salão de motos do mundo, a Diavel 1260 veio ao mundo para mostrar as novidades que herdou de sua irmã custom, a XDiavel. Então, temos melhorias no visual, como escape com ponteira dupla, mas comprimento reduzido para deixar a roda à mostra.

Outra herança foi o motor bicilíndrico em L Testastretta DVT, com 1262 cm³ e comando de válvulas variável. O mesmo que também move a nova Multistrada 1260. O propulsor é capaz de gerar até 159 cv a 9 500 rpm, com torque máximo de impressionantes 13, 1 kgf.m nos 7 500 giros.

Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S

O cardápio eletrônico inclui controles de tração, wheeling, largada e piloto automático. ABS de atuação em curvas orientado por IMU também fazem parte do pacote, que fica ainda mais completo na versão S, recebendo o câmbio quickshift para subir e descer marchas. A nova Diavel 1260 ainda se comunica com o Ducati Link App, que permite personalização dos equipamentos eletrônicos por meio do smartphone.

Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S

Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S

Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S Ducati, moto, Panigale V4 R, Hypermotard 950. Diavel 1260, Brembo Stylema, superesportiva, supermotard, supermoto, custom, naked, Diavel, Multistrada 1260, EICMA, Salão de Milão, Milão, Itália, salão de motos, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, versão S

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado