Ducati-DesertX
Notícias

DesertX chega ao Brasil; conheça a aventureira da Ducati

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/06/2023
  • Por: Willian Teixeira

A Ducati DesertX está confirmada para o mercado brasileiro. A big trail que tem visual inspirado nas Cagiva Lucky Explorer do início dos anos 1990 foi oficialmente revelada na última quinta-feira pela marca italiana durante o Festival Interlagos.

Rica em recursos tecnológicos e com uma pegada bem diferente de todas as motos já lançadas pela Ducati em sua história, ela chega aos concessionários a partir de 28 de junho ao preço sugerido de R$ 97.990.

Como é a Ducati DesertX

Segundo a Ducati, a nova DesertX é uma moto responsiva e fácil de pilotar, deixando o piloto à vontade em qualquer rota, seja no asfalto ou até no off-road mais exigente – tendo esta última forma como o seu foco principal.

LEIA MAIS:

Uma das assinaturas mais interessantes da moto está na dianteira, com seus faróis arredondados em LED e com DRL. Tanque, proteções laterais, banco e para-brisa também conferem aspecto diferenciado para a big trail italiana.

A missão de movê-la fica a cargo do motor Testastretta de 937 cm³ com refrigeração líquida, o mesmo que equipa a Multistrada V2 S. Este motor entrega 110 cv de potência a 9.250 rpm e 9,4 kgf.m de torque máximo em 6.500 giros.

E para oferecer melhor desempenho no off-road, o propulsor recebeu otimizações e a relação de marchas foi reduzida até a quinta, enquanto a sexta está mais longa, aprimorando o uso em rodovias de modo que as rotações do motor sigam baixas, garantindo um consumo de combustível mais comedido.

Tudo por uma melhor experiência off-road

A DesertX traz um novo quadro em treliça de aço que funciona em conjunto com suspensões de curso longo com configurações dedicadas, assegurando um bom funcionamento até no off-road extremo. O sistema traz componentes assinados pela Kayaba, com garfo invertido de 46 mm de diâmetro e 230 mm de curso, enquanto atrás há monoamortecedor casado com braço oscilante em alumínio e curso de 220 mm.

A nova aventureira da Ducati tem uma distância de 250 mm em relação ao solo, enquanto o banco tem 875 mm de altura, podendo ser reduzida mediante aquisição de um banco rebaixado oferecido como opcional. O peso a seco declarado é de apenas 202 kg, enquanto a capacidade de carga é de 240 kg.

O tanque, por sua vez, tem capacidade para 21 litros de combustível, capacidade que já é interessante e pode ficar ainda melhor com a montagem de um tanque de 8 litros na parte traseira, este vendido como acessório. A transferência da gasolina entre os dois tanques pode ser ativada no painel quando o nível de combustível no tanque principal cai abaixo de um determinado nível.

Ela ainda vem com rodas de tamanho inédito para uma Ducati, com 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, estas equipadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR nas medidas 90/90 e 150/70, respectivamente. Além disso, ela também está homologada para equipar pneus orientação off-road (90/90-21 e 150/70-18), e pneus de estrada nas medidas 90/90-21.

Os freios usam componentes Brembo, com dois discos de 320 mm com flanges de alumínio e pinças radiais M50 de quatro pistões e 30 mm de diâmetro. Já na traseira há disco único de 265 mm com pinça flutuante de pistão duplo.

Falando em eletrônica, a DesertX é rica em sistemas de última geração: seis modos de pilotagem programáveis e quatro que modificam a potência e as respostas do motor, iluminação completa por LED, quickshifter, controle de freio motor, controle de tração, ABS que atua em curvas, controle anti-empinada, painel de instrumentos digital com tela em TFT de alta resolução com 5 polegadas e conectividade com smartphones.

Por fim, a ainda é disponibilizada uma completa linha de acessórios que podem deixar a DesertX ainda mais incrementada e apta para encarar os desafios propostos pelos sortudos que adquirirem a primeira big trail da casa de Borgo Panigale.

Gostaram da nova aventureira da Ducati? Apostam em seu sucesso no Brasil? Manifestem-se na área de comentários!

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado