A Dainese, um dos líderes mundiais na produção de vestuário técnico para motociclismo, acaba de passar para o controle da empresa global de investimentos Carlyle, um fundo norte-americano que adquiriu a maioria das ações por 630 milhões de euros.
A transação faria parte da estratégia de longo prazo do Carlyle, que já controla marcas como Moncler, Golden Goose e Design Holding, e deve trazer benefícios para a grife “Red Demon”, principalmente em termos de expansão internacional para os mercados da China e dos Estados Unidos. Contudo, o atual CEO da Dainese, Cristiano Silei, será mantido no cargo.
Dainese, uma história de sucesso!
Fundada em 1972, em Molvena, na Itália, ao longo dos anos a Dainese patenteou algumas das inovações mais importantes em termos de segurança e proteção para motociclistas, como o protetor de coluna e o airbag. Graças à aquisição de outros dois nomes “pesados” do setor, o fabricante de capacetes AGV, em 2007, e o de calçados técnicos TCX, em 2020, a marca se tornou uma potência mundial.
Hoje, a Dainese tem uma equipe de mais de mil funcionários, com sede em Vicenza e possui uma rede de 36 lojas próprias na Europa e na América do Norte. O CEO do grupo comentou sobre esta importante virada corporativa.
“Estou muito feliz por ter encontrado no Carlyle um parceiro que aprecia e compartilha os valores centrais do grupo e a visão de crescimento. Com a sua experiência e expertise neste setor, acredito que encontramos a empresa ideal para nos apoiar na construção dos nossos objetivos de fortalecer a marca ainda mais no mercado internacional”, disse Cristiano Silei.
Massimiliano Caraffa, diretor administrativo de consumo e varejo da equipe de consultoria da Carlyle Europe Partners, expressou sua satisfação com a transação: “Ficamos fascinados pela forte identidade da Dainese. Sua longa história e liderança em inovação será muito bem aproveitada com a nossa rede global e experiência no desenvolvimento do consumo. Estamos entusiasmados em fazer uma parceria com a empresa, que possui uma ampla gama de produtos e excelência técnica incomparável”.