Notícias

Cyclone RA1000: a nova “Muscle Bike” chinesa inspirada na Ducati Diavel

  • Publicado: 30/10/2025
  • 2 Minutos de leitura

A Cyclone RA1000 é uma nova naked robusta e poderosa da gigante chinesa Zongshen, com o objetivo de redefinir o segmento de “muscle bikes” acessíveis. Apresentada como conceito em 2021 (sob o nome RA9) e agora materializada, a moto não esconde sua inspiração na lendária Ducati Diavel, buscando ser uma alternativa poderosa, tecnológica e, sobretudo, muito mais barata.

imagem moto Cyclone RA1000
Cyclone RA1000 2026 – foto: Divulgação

Design musculoso e alma V-Twin

A Cyclone RA1000 impacta à primeira vista. O design é deliberadamente musculoso, com linhas e proporções que remetem à estética italiana, mas combinando curvas agressivas e superfícies pontiagudas que lhe conferem um caráter próprio. O visual esportivo é sublinhado pelo chassi tubular amarelo e o motor V-twin à vista. Cada elemento, do tanque à carenagem da cauda, foi desenhado para transmitir dinamismo e presença imponente, uma qualidade essencial para competir neste nicho.

imagem frontal da muscle bike chinesa cyclone ra1000
Cyclone RA1000: porte imponente – foto: Divulgação

Desempenho e tecnologia

O coração da Cyclone RA1000 é um motor bicilíndrico em V de 984 cm³, capaz de entregar 95 cv de potência a 8.750 rpm e um torque máximo de 9,2 kgf.m a 6.500 rpm. Estes números a posicionam firmemente na categoria naked de cilindrada média-alta. Com um peso declarado de 215 kg, a moto oferece uma boa combinação de estabilidade e agilidade.

imagem traseira muscle bike chinesa Cyclone RA1000
Cyclone RA1000: Inspirada na Ducati Diavel – foto: Divulgação

A Cyclone investiu pesadamente em tecnologia para se alinhar aos padrões europeus. O modelo incorpora um sistema de freios com ABS de duplo canal Bosch, além de controle de tração (TCS). O pacote de conforto e segurança é completo, incluindo iluminação full LED, chave com sensor de presença, piloto automático e painel TFT com monitorização da pressão dos pneus. Outro detalhe que reforça a inspiração italiana é o imponente pneu traseiro de 240 mm de largura, idêntico ao tamanho da Ducati Diavel V4.

imagem do pneu traseiro 240 mm da muscle bike chinesa Cyclone RA1000
Pneu traseiro 240 mm – foto: Divulgação

E o preço?

Embora o preço oficial da Cyclone RA1000 ainda não tenha sido revelado, as estimativas apontam que será o seu maior trunfo. É razoável esperar que o valor fique entre 9.000 e 10.000 euros, o que representa potencialmente um terço do preço de uma Ducati Diavel V4. Caso este valor se confirme, a Zongshen estaria a introduzir uma motocicleta espetacularmente projetada, bem equipada e com desempenho digno a um preço altamente competitivo, podendo ser uma das grandes surpresas no mercado europeu em 2025.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado