O fabricante Zontes tem apresentado motos de 125 cm³ e 350 cm³ ultimamente. Mas no ano de 2022, adicionou à sua gama um maxi scooter médio, que promete agitar bastante o segmento e já está disponível no mercado europeu: o Zontes 310M.
O preço é atrativo: 4.868 euros, cerca de R$ 25,460. Com o tanque cheio, a Zontes 310M pesa apenas 168 quilos. Em termos de comparação, um Yamaha XMAX 300 pesa 180 kg, um Piaggio Beverly 300 chega a 185 kg e um Suzuki Burgmann, 218 kg, além de custarem mais.
Com o seu baixo peso e as rodas de 14 polegadas, que são excepcionalmente pequenas para esta classe, o scooter Zontes tem o seu foco na leveza, na compactação e praticidade mesmo para condutores com menos de 1,70 m de altura. Sua principal vocação são as deslocações urbanas.
Detalhes da nova Zontes 310M
A Zontes 310M parece ser capaz de acompanhar bem os scooters que já são conhecidos. O para-brisas pode ser ajustado em duas posições e as alavancas de freios também são ajustáveis. Existem dois modos de condução: Eco e Sport. O painel de instrumentos TFT oferece quatro modos de exibição, é iniciado sem chave e também conta com um suporte para smartphone escondido na parte superior do guidão.
O scooter Zontes está ainda habilitado para Bluetooth e, quando conectado, exibe as chamadas recebidas. Há um compartimento bloqueável com duas portas de carregamento USB na parte frontal esquerda, enquanto outro espaço um pouco menor está no lado direito do protetor de perna. Um capacete integral cabe sob o banco.
Só nesse aspecto é que a Zontes 310M não consegue acompanhar a questão do armazenamento oferecido nas concorrentes, que podem facilmente guardar dois capacetes inteiros.
Na parte estética, a Zontes M310 é baseada no XMax, Forza e outras motocicletas deste segmento. Há 3 cores para escolher, sendo: vermelha, azul e preta.