Notícias CFMoto

CFMoto revela 450CL-C AMT: cruiser clássica com transmissão automatizada

  • Publicado: 04/01/2026
  • 2 Minutos de leitura

A CFMoto anunciou a 450CL-C AMT, nova versão de sua cruiser de média cilindrada equipada com a transmissão automatizada AMT (Automated Manual Transmission). A novidade reforça a estratégia da marca em oferecer tecnologia inovadora em modelos clássicos e acessíveis.

Com dados divulgados em seu portal internacional, a CFMoto destaca que a 450CL-C AMT mantém o caráter estilístico retrô já conhecido da família Classic, Nesse sentido, a moto combina elementos como tanque polido e farol redondo a uma proposta mais tecnológica, focada no conforto e na praticidade do piloto.

Tecnologia de transmissão AMT

O principal diferencial do modelo é a adoção da transmissão AMT. A novidade elimina a necessidade de acionamento manual da embreagem, algo tradicional em motocicletas com câmbio mecânico. Esse sistema permite trocas de marcha mais suaves, sem perder a sensação de controle típica de uma caixa manual. Segundo a CFMoto, o sistema é projetado para atender tanto o uso urbano quanto a condução mais dinâmica.

Segundo a fabricante, a transmissão automatizada foi desenvolvida para oferecer trocas consistentes e confiáveis. Ou seja, oferecendo respostas que permitem ao piloto focar exclusivamente na experiência de pilotagem.

Características principais

Além da transmissão AMT, a CFMoto 450CL-C AMT traz uma série de atualizações mecânicas e ergonômicas, incluindo:

  • Freio traseiro maior: o disco traseiro foi ampliado para 240 mm, indicado para maior capacidade de frenagem e segurança em variadas condições de uso.
  • Revise de comandos: botões e alavancas redesenhados com foco em ergonomia e acesso mais preciso aos controles.
  • Dimensões e peso: com medidas que seguem a tradição da cruiser — comprimento total de 2.205 mm, largura de 805 mm e altura de 1.110 mm — e peso em ordem de marcha de aproximadamente 185 kg.

Esses ajustes conferem à 450CL-C AMT uma presença robusta e equilibrada na categoria de médias cilindradas, com proposta que mescla estilo clássico com avanços de conveniência para o piloto.

CFMoto seguindo tendências

Em resumo, a adoção da transmissão AMT na CFMoto 450CL-C dialoga diretamente com um movimento já observado em grandes fabricantes globais. Nesse sentido, temos Honda, com o DCT, BMW, com o ASA, e Yamaha com o seu Y-AMT. Ou seja, grandes marcas já estão explorando diferentes caminhos para automatizar o acionamento da embreagem e as trocas de marcha sem eliminar por completo a lógica de uma transmissão mecânica.

Assim como essas tecnologias consagradas, a proposta da CFMoto busca reduzir a carga de trabalho do piloto e tornar a pilotagem mais fluida, especialmente no uso urbano, mantendo ao mesmo tempo o controle e a identidade de uma motocicleta tradicional. Em suma, uma tendência que aponta para a popularização de sistemas automatizados em segmentos antes dominados exclusivamente pelo câmbio manual.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado