A CFMoto segue firme em sua estratégia de expansão no mercado europeu, e o mais recente lançamento da marca promete agitar um segmento dominado por ícones: estamos falando da Papio XO-1, uma minimoto que chega para abalar o reinado das tradicionais Honda Monkey, Grom e MSX 125. A proposta da marca chinesa é ousada: combinar um visual inspirado nas esportivas dos anos 80 com tecnologia moderna e um preço que, se mantido, pode revolucionar o segmento.

Design que é pura atitude
A Papio XO-1 não esconde suas intenções de conquistar os fãs das minimotos urbanas e dos clássicos. Seu design evoca claramente o espírito das esportivas clássicas da década de 80, com uma carenagem integral que abraça um conjunto óptico duplo em LED – sim, com aquele toque que remete a lendas como a Suzuki GSX-R750 de 1985. É um aceno claro ao passado, mas com a iluminação do futuro.
A estética esportiva é consistente em cada detalhe da moto: da pequena bolha frontal que protege o painel à dupla ótica traseira, que conta até com grelhas decorativas. O escape posicionado sob a rabeta (colín) reforça a ligação com as esportivas clássicas, enquanto as rodas de 12 polegadas calçam pneus de dimensões generosas (120/70 na frente e 130/70 atrás), conferindo um visual robusto e muita aderência.

Coração pulsante e autonomia gigante
No coração da Papio XO-1, encontramos um motor monocilíndrico de 124 cm³, refrigerado a ar e equipado com injeção eletrônica. Essa unidade motriz entrega 9,5 cavalos de potência máxima às 8.250 rpm e 9,1 kgf.m de torque às 6.500 rpm.
A cilindrada, estrategicamente ajustada para 124 cm³ (ligeiramente menor que os anteriores 126 cm³ da linha Papio), permite que a minimoto seja conduzida com a carta A1 em território europeu, ampliando seu público-alvo. E para quem busca praticidade, o tanque de combustível de 7 litros, combinado com uma aerodinâmica otimizada, proporciona uma autonomia estimada de impressionantes 350 quilômetros.

Agilidade, conforto e componentes premium
Com apenas 114 kg em ordem de marcha e uma distância entre eixos de 1.214 mm, a Papio XO-1 promete uma agilidade urbana exemplar, capaz de se esgueirar no trânsito e estacionar em qualquer vaga. A altura do assento, fixada em 760 mm, a torna acessível a condutores de diferentes estaturas, garantindo conforto e segurança.
A CFMoto não economizou em componentes que geralmente são vistos em motos de maior cilindrada. A suspensão dianteira invertida e o monoamortecedor traseiro central elevam o padrão de qualidade no segmento de mini motos, proporcionando maior estabilidade e conforto de condução, mesmo em pisos irregulares.
O sistema de freios é outro destaque: discos de 210 mm na frente e 190 mm atrás, ambos assistidos por ABS de duplo canal. Essa característica de segurança é cada vez mais valorizada e essencial para a pilotagem urbana.

Painel interativo e personalização
O painel de instrumentos da Papio XO-1 combina elementos analógicos e digitais em uma charmosa tela redonda de 3 polegadas. A seção LCD exibe informações essenciais como velocidade, marcha engatada, nível de combustível e quilometragem de forma clara e legível.
E o toque futurista? Como opção adicional, a CFMoto oferece um painel LED lateral que permite personalizar animações e textos através de uma aplicação móvel. É um detalhe que adiciona um toque único de individualização à experiência de condução, permitindo que cada piloto deixe sua moto com a sua cara.
A CFMoto Papio XO-1 chega para brigar, além das Hondas, também com a Kawasaki Z 125, modelos que são um enorme sucesso nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Será que podemos esperar a Papio XO-1 por aqui? O que você acha dessas minimotos? Deixem seus comentários.