A Horwin Brasil e a CBMM anunciaram uma parceria visando o desenvolvimento de uma nova bateria de ion de lítio com Nióbio para motocicletas elétricas. O principal diferencial do novo produto será o tempo de recarga, estimado em apenas 10 minutos em um carregador rápido.
“Essa parceria com a Horwin Brasil é importante pois acelera a aplicação de baterias de recarga ultrarrápida com Nióbio também em motocicletas”, afirma Rogério Marques Ribas, gerente do Programa de Baterias da CBMM.
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A companhia já trabalha em conjunto com outras empresas do mercado automotivo, como a Volkswagen Caminhões e Ônibus, em um projeto que prevê a aplicação de baterias com Nióbio em veículos elétricos de grande porte. Outro projeto que a CBMM também tem envolvimento é a criação de uma bateria para veículos de duas rodas de alta performance em conjunto com a Lightning Motorcycles, assunto noticiado em MOTOCICLISMO ONLINE há algumas semanas.
O gerente do programa de baterias da CBMM acrescenta que a tecnologia que será empregada na bateria da moto elétrica da Horwin é resultado de mais de três anos de pesquisas em conjunto com a japonesa Toshiba Corporation.
“O uso do óxido de Nióbio no ânodo das baterias de íons de lítio fornece características especiais para esse componente. Por ser um elemento muito estável, permite operações mais seguras e eficientes. Além disso, devido à sua estrutura cristalina mais aberta, o que facilita a intercalação do lítio, permite a recarga total em menos de 10 minutos, sem causar danos à bateria”. Ribas completa que, por estas características únicas, as baterias com Nióbio apresentam mais segurança e uma vida útil muito maior do que as baterias tradicionais.
O acordo entre as marcas foi assinado no início deste ano e os primeiros protótipos serão revelados ainda em 2022, enquanto os primeiros produtos com a nova tecnologia estão previstos para chegarem ao mercado a partir de 2024. Segundo Pricila Favero, CEO da Horwin, o primeiro protótipo para a nova bateria será a motocicleta CR6, que é movida por um motor de 6.200W de potência e 150 quilômetros de autonomia.
“Além do diferencial da recarga, as baterias com Nióbio trazem benefícios significativos do ponto de vista de segurança e da vida útil, que permitem até 20 mil cargas com um nível de profundidade de descarga relativamente ampla, o que por si só já é o maior avanço para o segmento nos últimos tempos”, complementa Pricilla.
A Horwin anunciou sua chegada ao mercado brasileiro no Salão Duas Rodas de 2019, quando mostrou três modelos: duas versões da CR6 – uma delas com transmissão mecânica – e o scooter SK3. Atualmente a marca atua com vendas diretas e está estruturando uma fábrica em Manaus (AM), onde montará suas motocicletas e scooters e, em seu site, atualmente são mostrados cinco produtos – além da moto elétrica CR6 e do scooter SK3, também aparecem os scooters EK1, EK3 e EK DS.
A Horwin Brasil investirá cerca de R$ 100 milhões no projeto com a CBMM, e espera comercializar 100 mil motocicletas com a nova bateria de nióbio a partir de 2024. Já a CBMM planeja investir R$ 70 milhões na parceria em 2022, e prevê vender 500 toneladas de óxido de nióbio, e pretende aumentar as vendas do produto de nióbio para 50.000 toneladas até 2030.