Notícias

Caterham Brutus 750: moto trail ou monster truck?

  • Publicado: 25/06/2025
  • 3 Minutos de leitura

A famosa marca britânica Caterham – sim, aquela dos carros esportivos leves e radicais – decidiu se aventurar no universo das motos. E não foi com qualquer modelo, mas com algo que desafiava categorias e expectativas: a Caterham Brutus 750.

A Caterham Brutus 750 causou um enorme burburinho na época, pois ela era uma daquelas propostas tão ousadas que beiravam o surreal, misturando o visual de uma fat bike com a alma de uma moto de grande cilindrada.

imagem lateral Caterham Brutus 750

Um design que quebrava regras

A Brutus 750 era, de fato, uma moto que virava cabeças. Seu design era uma fusão de conceitos, parecendo uma mistura entre uma motocicleta e uma bicicleta com pneus gigantes. As rodas maciças e os pneus de perfil largo davam a ela uma presença imponente e, ao mesmo tempo, algo de um veículo pós-apocalíptico. Era um visual que não agradava a todos, mas que certamente ninguém ficava indiferente.

imagem frontal Caterham Brutus 750

A proposta era oferecer uma moto versátil, capaz de encarar diferentes terrenos. Ela se encaixava em uma categoria à parte, podendo ser vista como uma street com ares off-road, uma scrambler super-parruda ou até mesmo uma naked com pneus “bolhas”. O importante era que ela tinha personalidade de sobra.

imagem traseira Caterham Brutus 750

Motor monocilíndrico de 750 cm³: o coração da Brutus

Por trás do visual excêntrico, batia um coração robusto. A Brutus 750 era impulsionada por um motor monocilíndrico de 750 cm³, com refrigeração líquida. As informações de potência não eram exorbitantes para a cilindrada, algo em torno de 40 cavalos, mas o que se esperava dela era um torque forte em baixas rotações, ideal para empurrar os pneus grandes e oferecer uma pilotagem divertida e diferente.

imagem motor Caterham Brutus 750

O câmbio era automático do tipo CVT, como um scooter, mas com a transmissão final por corrente, o que reforçava a ideia de facilidade e praticidade, mesmo para um modelo de visual tão agressivo. Isso a tornaria acessível para um público mais amplo, que não necessariamente buscava a complexidade de uma moto tradicional.

imagem painel Caterham Brutus 750

No entanto, o projeto da divisão de motocicletas da Caterham acabou não decolando como o esperado globalmente. Por diversas razões estratégicas e de mercado, a marca focou novamente em seu core business automotivo, e a Brutus 750, junto com os outros protótipos de motos, ficou apenas na memória dos entusiastas e como um “e se” interessante no motociclismo.

imagem lateral frontal Caterham Brutus 750

O legado da Brutus 750

Mesmo não tendo chegado oficialmente às ruas e trilhas, a Caterham Brutus 750 merece ser lembrada. Ela foi um exemplo de como uma marca pode ousar e tentar quebrar paradigmas, propondo algo verdadeiramente diferente em um mercado muitas vezes conservador.

imagem roda dianteira Caterham Brutus 750

Ela representou uma tentativa de criar um nicho de aventura urbana e off-road leve com um estilo inconfundível. Para os colecionadores de modelos exóticos e para quem gosta de motos com história, a Brutus 750 é um capítulo curioso e fascinante do motociclismo contemporâneo.

LEIA MAIS: Keeway EZI X-Road: o scooter aventureiro elétrico que promete revolucionar a mobilidade

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado