Depois de retirar a Buell das cinzas, o empresário Bill Melvin, novo CEO da marca americana, já tem planos concretos para o futuro da empresa, começando com dois novos modelos que serão conhecidos no Daytona Bike Week: a Super Touring ST 1190 e a Baja DR 1190.
A naked Buell 1190 SX já disponível no site do fabricante
A Buell Motorcycle Company fechou as portas em outubro de 2009. Apesar disso, Erik Buell, antigo engenheiro da Harley-Davidson que quis fundar uma marca própria com grande sucesso no início, continuou com os ideais da organização em outro empreendimento, criando a Erik Buell Racing (EBR).
Acontece que essa startup teve vida curta, trazendo apenas dois modelos para o mercado em um espaço de cinco anos. Completamente desvinculada da Harley-Davidson, que chegou a ter 49% da Buell Motorcycle, a EBR naufragou no mercado e nas pistas em pouco tempo. É aqui que entra em cena um novo e importante player.
A esportiva Hammerhead 1190
Surge então no horizonte a Liquid Asset Partners – uma empresa com sede em Michigan, que faz os seus negócios comprando ativos de empresas falidas e lançando-as para compradores com lucro. Mas, para Bill Melvin (o CEO da LAP), as marcas de motos Buell e EBR não eram negócios como outros quaisquer. Quando surgiu a chance de comprar o nome Buell da Harley-Davidson, a LAP não hesitou. As duas empresas de motocicletas de Erik Buell acabariam por se fundir sob o mesmo teto, e a Buell Motorcycles renasceu.
No final de 2018, a Buell começaria com uma nova edição limitada da superbike EBR 1190 em três versões. Desde 2020, Melvin detém os direitos da marca Buell. Em fevereiro do ano passado, em um comunicado de imprensa, Melvin anunciou com orgulho o ressurgimento da marca: “Estamos empolgados em trazer a Buell de volta com esta incrível variedade de superbikes e motos de alto rendimento. Começamos com as motos de produção americanas mais rápidas do mundo construídas à mão nos EUA e não vamos parar por aqui”, disse.
Em março a nova SuperTouring 1190 e a nova Baja DR (Dune Racer) certamente estarão presentes no famoso Bike Week de Daytona. Ambas querem ser as máquinas mais rápidas da sua classe, reforçando o plano da Buell de lançar 10 novos modelos até 2024. Os modelos Dirt, dual-sport, touring e cruiser já foram nomeados. A princípio os motores andarão em torno da conhecida arquitetura V2 com o motor 1.190 cm³, de 185 cv da EBR 1190, mas o fabricante quer expandir sua gama para incluir motores de média e pequena cilindrada. “Quando todos os modelos forem lançados, a Buell terá quatro motores diferentes”, explicou Melvin. Um modelo com acionamento elétrico também está em fase de testes.
A SuperTouring 1190 deve render mais de 13,2 kgf.m, entregar 185 cv e assim ser a moto de turismo mais rápida do mundo. Já a ST 1190 quer competir com nomes fortes como a Kawasaki H2 SX, KTM 1290 Super Duke GT e BMW R 1250 RS. A Buell quer produzir e entregar o novo modelo a partir do outono europeu.
A Baja DR é inspirada nas motocicletas do campeão da ‘subida impossível’, Logan Cipala, possuindo uma característica técnica única: uma distância entre eixos ajustável. O braço oscilante é ajustável de 168 a 177 mm. No entanto, não é utilizado o conhecido quadro de alumínio fundido da Buell, mas sim um novo quadro tubular com um ângulo de direção de 63,25 graus e uma altura do banco de 940 mm, ou seja, bem alta.
O motor deverá entregar 175 cv na Baja e também mais de 13,2 kgf.m. A Baja DR será a primeira Buell voltada para o off-road e sua produção está prevista para começar em 2023.