BMW

BMW R 1300 R chega com motor boxer de 145 cv e visual agressivo

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/04/2025
  • Por: Willian Teixeira

A BMW Motorrad revelou oficialmente a nova BMW R 1300 R, marcando uma evolução completa da sua tradicional roadster com motor boxer. Mais leve, agressiva e potente, a nova geração aposta em um conjunto técnico e visual totalmente atualizado.

O novo modelo não só mantém o conforto e versatilidade que consagraram a família R, mas também adiciona recursos esportivos inéditos e tecnologias de última geração. A estrela do lançamento é o novo motor boxer de 145 cv, o mais potente já produzido pela marca em série.

BMW R 1300 R tem design mais agressivo

O visual da nova R 1300 R foi totalmente repaginado, com linhas mais afiadas e postura mais musculosa. A ergonomia também foi revista: agora, o piloto fica mais inclinado para frente, graças ao guidão mais plano e pedaleiras recuadas, o que garante maior controle em condução esportiva – sem abrir mão do conforto para longas viagens, inclusive com garupa.

A versão básica vem na cor Snapper Rocks metálica, mas a BMW oferece ainda três variações:

  • Exclusive (Racing Blue metálica)
  • Performance (Lightwhite uni)
  • Option 719 Kilauea (Blackstorm metálica)

A versão Performance da R 1300 R ainda inclui itens voltados ao desempenho, como suspensão esportiva, manetes mais curtos, pedaleiras ajustáveis, câmbio DTC, spoiler do motor, assento e pneus esportivos, duas bolhas e pneus de alta performance.

Para pilotos de todos os tamanhos

Com altura de assento abaixo de 790 mm, a nova R 1300 R mantém sua tradição de ser acessível também para mulheres e motociclistas menos experientes ou que estão retornando às motos. A BMW oferece diversos tipos de bancos como opcionais, adaptando-se ao gosto e biotipo de cada piloto.

Novo motor boxer: mais potência e torque

A alma da nova R 1300 R é o motor boxer de 1.300 cm³, que passou por importantes mudanças. Agora com 145 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 15,1 kgf.m a 6.500 rpm, o propulsor entrega mais força e desempenho em todas as faixas de rotação, com o giro máximo alcançando 9.000 rpm.

Essa nova configuração utiliza um diâmetro maior e curso menor que o modelo anterior, além da tecnologia ShiftCam, que ajusta o tempo de válvulas para otimizar consumo e desempenho.

Modos de pilotagem e eletrônica refinada

A R 1300 R vem equipada de fábrica com três modos de pilotagem: Rain, Road e Eco (com foco em economia de combustível). Como opcional, o pacote Riding Modes Pro adiciona os modos Dynamic e Dynamic Pro, permitindo personalização total da entrega de potência. Com o botão de pré-seleção, o piloto pode alternar os modos em tempo real durante a pilotagem.

Outro recurso de série é o controle de torque de arrasto (MSR), que evita instabilidades ao reduzir marchas em frenagens mais bruscas. Já o sistema ASA (embreagem e troca de marchas automatizadas) traz conforto adicional, principalmente no uso urbano.

BMW R 1300 R tem novo chassi e distribuição de massas otimizada

O quadro foi completamente refeito: agora é uma estrutura de aço estampado mais leve e rígida. O subquadro traseiro, antes tubular, passa a ser de alumínio fundido sob pressão. O conjunto contribui para centralizar o peso da moto, resultando em mais agilidade, precisão nas frenagens e facilidade de manobra.

Na dianteira, o modelo traz uma nova suspensão invertida de 47 mm, enquanto na traseira destaca-se o sistema Evo Paralever II, com conexão mais rígida ao quadro e eixo de liberação rápida contínuo.

Ajuste eletrônico da suspensão

A nova R 1300 R estreia também o sistema Dynamic Suspension Adjustment (DSA), que ajusta automaticamente não só o amortecimento como também a rigidez da mola, de acordo com o modo de pilotagem e as condições da estrada. É a primeira moto de série com essa tecnologia combinada a um garfo invertido.

O sistema realiza a compensação de carga automaticamente, garantindo maior conforto, estabilidade e liberdade de inclinação em curvas.

Novas tecnologias da BMW R 1300 R

As novas rodas de 17 polegadas em alumínio fundido com raios ocos são 1,4 kg mais leves que as anteriores, o que melhora aceleração, frenagem e manobrabilidade.

Nos freios, a BMW R 1300 R traz discos duplos na dianteira com pinças de quatro pistões radiais e disco traseiro com pinça flutuante de dois pistões. O sistema de segurança ativa é complementado pelo BMW Integral ABS Pro. Uma opção de freios esportivos com pinças em titânio também está disponível.

O novo farol dianteiro em formato octogonal traz tecnologia full LED com assinatura visual única. Com o opcional Headlight Pro, o facho se adapta ao ângulo de inclinação nas curvas, iluminando melhor o caminho e aumentando a segurança noturna.

O Riding Assistant, disponível como opcional, inclui Controle de Cruzeiro Ativo (ACC) e Alerta de Colisão Frontal (FCW). Esses recursos oferecem uma condução mais segura e confortável, mesmo em rodovias movimentadas.

Comodidades

A R 1300 R pode receber um suporte eletrônico (sem chave) para smartphone ou sistema de navegação. Já o conjunto de bagagens foi totalmente redesenhado, incluindo:

  • Malas com 26 e 29 litros de capacidade
  • Travamento central com chave eletrônica
  • Iluminação interna
  • Porta USB-C na mala esquerda
  • Nova bolsa de tanque sem tiras, fixada por anel magnético

Deixe seu comentário nas redes da MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado