BMW-R-1300-GS
Notícias

BMW R 1300 GS é revelada; veja detalhes da nova maxitrail alemã

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/09/2023
  • Por: Willian Teixeira

Neste 28 de setembro, dia em que celebra seu centenário, a BMW Motorrad removeu os véus da R 1300 GS, nova geração de sua maxitrail que ficou mais leve e estreia um novo visual e o motor boxer mais potente da história. O modelo já havia surgido na web há alguns dias em fotos extraoficiais, e seus atributos finalmente foram mostrados pela Casa de Munique, e vamos falar deles neste artigo.

A história da gama GS teve início nos anos 1980 com a R 80 G/S. Desde então, a marca vem apostando e fazendo sucesso em versões de sua aventureira com o motor boxer. E nesta nova geração, a BMW R 1300 GS chega com um design completamente reformulado, com caráter compacto e significativa redução de peso – 12 kg a menos do que sua antecessora, a R 1250 GS.

R 1300 GS tem o motor mais potente já produzido pela BMW

Mais uma vez a peça central da maxitrail bávara é o motor boxer de dois cilindros, agora com um novo design mais compacto e com uma caixa de velocidades localizada sob o motor, assim como uma nova disposição do eixo de comando. O propulsor da R 1300 GS tem exatos 1.300 cm³ de capacidade cúbica, entrega 145 cv de potência e 7.750 rpm e 15.1 kgf.m de torque a 6.500 giros, números que lhe conferem a chancela de motor mais potente já produzido em série pela BMW.

LEIA MAIS:

O chassi da nova geração da big trail alemã usa estrutura principal em chapa de aço. Este material oferece uma melhor otimização em termos de espaço de instalação, além de mais rigidez do que a estrutura usada na R 1250 GS. A marca afirma que a novidade dispõe de um novo tanque de combustível em alumínio que possui uma rampa muito mais plana do que nos modelos antecessores, conferindo uma aparência dinâmica, leve e acessível.

Para o quadro traseiro, a estrutura tubular de aço anterior foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido. A nova suspensão na roda dianteira EVO Telelever com elemento flexível e a nova suspensão na roda traseira EVO Paralever revisada também proporcionam maior precisão e estabilidade de pilotagem.

A eletrônica e os opcionais da BMW R 1300 GS

A nova BMW R 1300 GS possui quatro modos de pilotagem em vez de três, para aprimorar a experiência de quem está em seu controle. Road e Rain adaptam-se à maioria das condições de uso, enquanto o modo Eco proporciona maior economia de combustível. Já o modo adicional Enduro permite uma experiência ainda mais radical na utilização off-road.

Siga a MOTOCICLISMO nas redes: 
Instagram | Facebook | Youtube 
Twitter | GoogleNews

A dianteira foi reformulada, e tem como principal destaque um compacto farol full LED com um novo e distinto ícone de luz como padrão. Sua estrutura é composta por duas unidades de LED, juntamente com quatro unidades de LED adicionais para a luz diurna e lateral. As unidades de LED de última geração, com indicadores de seta integrados nos protetores de mão e função integrada na parte traseira, completam o conceito de iluminação da nova BMW R 1300 GS.

Como itens opcionais, a BMW oferece ajuste eletrônico de suspensão (DSA), controle adaptativo de altura da moto, suspensão esportiva, modos de pilotagem customizáveis pelo usuário, assistentes de condução como alerta de colisão, controle de cruzeiro e monitor de mudança de faixa. Além disso, também há uma ampla gama de acessórios originais da marca para customização e maleiros que certamente farão a alegria dos viajantes.

Versões e chegada ao Brasil

A nova BMW R 1300 GS está disponível em quatro variantes: a de entrada, Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana. A primeira tem uma aparência mais limpa e é oferecida exclusivamente na cor branca. Já a Triple Black é uma variação do modelo do boxer GS que é popular há muitos anos. Neste esquema de cores, a nova BMW R 1300 GS apresenta superfícies exclusivas.

O modelo GS Trophy tem acabamento em azul metálico com faixas e inscrições vermelhas combinadas com uma estrutura traseira revestida em branco metalizado. Por fim, a Option 719 Tramuntana combina rodas raiadas douradas com uma pintura em verde metalizado e peças em alumínio fresado.

Ainda não temos informações a respeito da oferta da BMW R 1300 GS no mercado brasileiro, mas se considerarmos que a R 1250 GS é a maxitrail mais vendida do país, podemos cravar que é mera questão de tempo para que a nova geração desembarque por aqui.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado