Apresentada no primeiro semestre de 2020, a R 18 é o modelo que marcou o retorno da BMW Motorrad ao segmento custom, uma moto movida pelo renomado motor bicilindrico boxer e com alto poder de customização. Para isso, a marca alemã vem fazendo parcerias com renomados customizadores, que estão criando projetos exclusivos com base na nova cruiser da marca bávara, em um projeto batizado de SoulFuel.
Depois de Roland Sands, Blechmann e Dirk Oehlerking, o nome da vez escolhido pela BMW para criar uma R 18 exclusiva é o japonês Shinya Kimura, customizador que até pouco tempo trabalhava mais com motos antigas, mas que nos últimos tempos passou a se dedicar a projetos envolvendo modelos mais modernos.
Leia mais:
Triumph lança edição especial da musculosa Rocket 3
Yamaha MT-07, dócil e agressiva ao mesmo tempo
Sacramento Motorsports também é parceira MOTOCICLISMO
Batizada de The Wal, a criação de Kimura tem influência em modelos que disputavam provas de endurance nos anos 1970 e 1980, com tanque de combustível redesenhado em comparação ao original da R 18, além de banco integrado ao visual da moto junto com uma carenagem parcial.
O customizador, que idealizou a moto sem seguir um projeto pré-definido, moveu os apoios para os pés de modo que eles lhe confiram mais flexibilidade no posicionamento das pernas, além de ter abaixado o guidão e reposicionado o assento. A amolfada do banco também foi projetada pelo próprio Kimura e depois feita à mão pela japonesa Backdrop Couros.
A carenagem em semi-concha abriga dois faróis dianteiros posicionados como se fossem olhos e, com um pouco de imaginação, dão para a R 18 The Wal a aparência de uma baleia com dentes à mostra. O esquema de cores e a pintura de textura grossa, com pó de bronze, também tem inspiração no gigante dos mares.
“O que mais gosto na minha versão do R 18 é que fui capaz de mudar o estilo e a posição do assento ao meu gosto, sem destruir a excelente funcionalidade da moto original. Mas mudando drasticamente a posição do assento e adicionando meu próprio estilo e gosto foi um grande desafio na minha interpretação. Além disso, todos esses sistemas informatizados e fiação eram bastante novos para mim e eu aprendi muito “, diz Kimura, satisfeito com o resultado de seu trabalho.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter