Notícias

Benelli traz Tornado de volta em baixa cilindrada

  • Publicado: 21/09/2017
  • 1 Minuto de leitura

Benelli 302R Motociclismo OnlineA italiana Benelli – hoje controlada pelo grupo chinês Qianjiang – está lançando no mercado norte-americano a pequena esportiva 302R. O modelo, mostrado na última edição do EICMA, o Salão de motos de Milão, chama a atenção pela semelhança visual com a Tornado TRE 900, superesportiva tricilíndrica que a marca de Pesaro teve em seu line-up por mais de dez anos. Em alguns países da Europa, como Portugal, por exemplo, a 302R recebeu a nomenclatura Tornado justamente em alusão à antiga superbike, que inclusive utilizava a mesma roupagem em tons de prata e verde.

Contudo, por dentro a nova moto não é nada parecida com a Tornado 900. O motor da 302R é um bicilíndrico paralelo de 300 cm³ com arrefecimento líquido e comando duplo de válvulas no cabeçote. O propulsor é capaz de gerar até 38 cv de potência a 10.000 rpm e 2,8 kgf.m de torque em 9.000 rpm.

Os freios são dignos de uma verdadeira superbike: dois discos flutuantes de 260 mm com pinças de quatro pistões na dianteira e disco único de 240 mm na traseira. O sistema ABS é de série. A Benelli 302R é uma clara resposta dos chineses à evolução dos modelos médios, como a Yamaha YZF-R3 e a Ninja 300, mas quem sabe eles resolvam trazer a Tornado de volta com o motor de três cilindros das nakeds da família TNT.

No Brasil, infelizmente, a Benelli deixou um gosto amargo na boca dos motociclistas. Em 2013, a marca aterrissou no Salão Duas Rodas ao lado da Keeway e chegou a comercializar os modelos TNT 899 e três versões da maxitrail TREK, com motores de 899 e 1130 cm³. Mas, pouco mais de um ano depois, a única revenda da Benelli aberta no País, em São Paulo (SP) estava fechada, encerrando as atividades da marca no País.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Notícias relacionadas

Conteúdo Recomendado