A Benelli optou por apresentar seu line-up renovado no EICMA 2023, e os modelos esportivos Tornado 300, Tornado 400 e Tornado 500 tiveram destaque, além de uma nova linha chamada BKX que se divide em uma versão trail e outra naked.
E claro, foi também a vez da nova Benelli Tornado Naked Twin 500, uma moto com um design agressivo, que tem sido a referência da nova família de esportivas da marca. Basta dar uma olhada para perceber que dificilmente ela passa despercebido nas ruas.
Suas linhas musculosas e marcadas, quase futurísticas desde a frente até a rabeta mais compacta dão o tom dessa novidade. Do mesmo modo, o novo farol em forma de T se destaca pelo design.
LEIA MAIS:
Motor de dois cilindros
O coração da nova Benelli Tornado Naked Twin 500 é o conhecido motor de dois cilindros de 500 cm³, 4 tempos e refrigerado a água, o mesmo utilizado pelos modelos TRK 502 e o Leoncino 500, atualizado para os regulamentos Euro 5+. A Benelli declara potência máxima de 47,6 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,7 kgf.m a 6.000 rpm.
Um motor suave e confiável, mas neste caso sofreu algumas modificações com um novo design tanto para a tampa da embreagem quanto para a de transmissão, de acordo com a posição do propulsor no novo quadro e o estilo da motocicleta.
Além disso, foram feitas algumas atualizações no sistema de escape, com novos catalisadores adaptados para cumprir a regulamentação em vigor, e na caixa de ar, o que permite otimizar o sistema de admissão tanto em desempenho como nas emissões sonoras.
Completando a aparência do motor estão a lubrificação por cárter úmido, uma embreagem multidisco úmida com conversor de torque e embreagem deslizante, além de uma caixa de câmbio de 6 velocidades com transmissão final por corrente.
Muita agilidade na nova Benelli Tornado Naked Twin 500
O chassi do Benelli Tornado Naked Twin 500 é um tubular de aço compacto, com entre eixos de 1.451 mm para boas manobras na cidade e mais agilidade nas curvas. Seu tanque tem capacidade para 14 litros.
As suspensões são compostas por garfo invertido com barras de 50 mm e curso de 125 mm, um monoamortecedor central ajustável em pré-carga da mola e amortecimento de retorno com curso de 41,2 mm.
O sistema de freios é equipado na dianteira com disco duplo semiflutuante de 320 mm de diâmetro com pinça radial de quatro pistões e ABS, e na traseira com disco de 260 mm de diâmetro com pinça flutuante de pistão único e ABS.
Já as rodas são de liga leve de 17 polegadas e estão equipadas com pneus 120/70 e 160/60, respectivamente.
Inovação e disponibilidade
Quanto aos equipamentos, a nova Benelli Tornado Naked Twin 500 possui um painel TFT a cores de 5′ polegadas de alta resolução, com Bluetooth e possibilidade de atender e terminar chamadas a partir dos botões do guidão.
A Tornado Naked Twin 500 também possui indicadores frontais integrados aos protetores de mão, o que confere ainda mais personalidade à moto. O grupo óptico é em LED, enquanto a luz traseira de última geração está integrada nos indicadores.
O novo Tornado Naked Twin 500 estará disponível em todas as concessionárias Benelli a partir do primeiro semestre de 2024. O preço sugerido da máquina ainda não foi revelado.