Notícias Bajaj

Bajaj expande capacidade de fábrica em Manaus para 48 mil motos por ano

  • Publicado: 10/09/2025
  • 2 Minutos de leitura

A Bajaj anunciou nesta quarta-feira (10) a expansão da capacidade de produção de sua fábrica em Manaus (AM), a única unidade da marca fora da Índia. Com a nacionalização dos processos de pintura e soldagem de chassis, a planta passa a ter capacidade para 48 mil motocicletas por ano, mais que o dobro do volume anterior, que era de 20 mil.

Inaugurada em julho de 2024, a fábrica da Bajaj produziu 9.004 unidades em seu primeiro ano de operação. Já entre janeiro e agosto de 2025, a produção atingiu 19.545 unidades. Desde o início das atividades no Brasil, a marca soma mais de 30 mil motocicletas licenciadas, sendo 16.794 apenas em 2025, o que representa um crescimento de 216% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Funcionário trabalhando na fábrica da Bajaj do Brasil em Manaus
Agora a fábrica da Bajaj em Manaus pode produzir até 48 mil motos por ano (Foto: Divulgação)

Antes da inauguração da própria planta, a Bajaj produzia suas motos em parceria com a Dafra. Agora, com os novos investimentos, a fábrica de Manaus pode chegar a 200 motocicletas por dia, fortalecendo a expansão da rede de concessionárias pelo país.

Nacionalização de processos estratégicos

A soldagem dos chassis ficará sob responsabilidade da Bendsteel, empresa presente na Zona Franca de Manaus desde 2009. Para os processos, a empresa utilizará tecnologia robótica importada da Índia fornecida pela Bajaj.

Área da Bendsteel para solda de chassis de motos Bajaj
Área dedicada à Bajaj na Bendsteel (Foto:Divulgação)

Já a pintura será conduzida pela Galvasistem, única do segmento em Manaus a oferecer a tecnologia KTL (pintura por deposição eletrolítica), reconhecida pela alta proteção anticorrosão e responsabilidade ambiental.

Chassis de motos da Bajaj em processo de pintura na Galvasistem
Área dedicada à Bajaj na Galvasistem (Foto:Divulgação)

Desde a inauguração, a Bajaj já aplicou US$ 12 milhões no Brasil. A matriz indiana aprovou recentemente um novo aporte de US$ 10 milhões para viabilizar a expansão, reforçando o compromisso da marca com o mercado nacional.

Atualmente a unidade de Manaus emprega cerca de 200 funcionários. A unidade realiza processos de montagem de motores e motocicletas, preparação de kits, controle de qualidade e expedição.

Funcionário trabalhando na fábrica da Bajaj do Brasil em Manaus
Funcionário testa moto da Bajaj no dinamômetro (Foto: Divulgação)

Compromisso da Bajaj com o mercado brasileiro

“Nosso crescimento no Brasil tem superado todas as expectativas. Em pouco tempo, conquistamos a confiança dos motociclistas brasileiros, que encontram em nossos produtos qualidade, design, tecnologia e ótimo custo-benefício. A expansão da capacidade produtiva reforça nosso compromisso de longo prazo com o mercado e com o desenvolvimento do setor no País”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado