A AW é uma marca nova e desconhecida, inclusive pelo público local, que é a China. A AW 500 R e AW 500 N são os primeiros modelos da grife, ambos com 48 cv.
Não é segredo para ninguém que fabricantes de motos nascem a todo momento no País da Grande Muralha. Em 2021, a marca AW surgiu pela primeira vez numa feira de motocicletas na China. O primeiro modelo foi apresentado foi a superesportiva AW 500 R.
Neste mês, a AW 500 R foi colocada à venda no mercado chinês. No entanto, mesmo para os nossos colegas de lá, a marca AW ainda é enigmática. Vale citar que a fábrica AW pertence ao grupo industrial Hangzhou Weite.
LEIA MAIS:
Detalhes das motos AW
Cerca de dois anos após o aparecimento da AW 500 R, a marca reapareceu, desta vez com um segundo modelo. Dessa forma, a neo-retrô AW 500 N é aparentemente uma variante do modelo AW 500 R com um painel frontal de formato clássico, incluindo faróis redondos e rodas com raios ao invés de aros de alumínio fundido.
Conceitos de design neoclássico semelhantes são atualmente empregues na MV Agusta Superveloce e na Honda Hawk 11, mas ambas com cilindrada e potência maiores.
Como muitos outros fabricantes chineses de motocicletas, a AW usa o motor de dois cilindros em linha refrigerado a água da Loncin, que foi desenvolvido com base no motor Honda 500 de dois cilindros.
O Loncin Twin tem 471 ou 494 cm³ e cerca de 50 cv para oferecer. Os modelos de exportação para a Europa, como os da marca própria Voge, da Loncin, são ajustados com 48 cv para seguir as regulamentações europeias nesse sentido.
E tem mais
Desde o início, a AW afirma de 45 a 48 cv para sua série 500. As mencionadas velocidades máximas de 170 e 180 km/h parecem muito otimistas.
Com 186 quilos, pronto para andar e com o tanque cheio, a AW 500 N totalmente carenada é relativamente leve. A AW depende consistentemente de alumínio de formato elegante para o quadro, desde a ponte do garfo até a estrutura da ponte, a estrutura traseira aparafusada e o braço oscilante da roda traseira de dois braços.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
O padrão adequado da classe são os tamanhos dos pneus: 120/70-17 na frente e 160/60-17 na traseira. A curta distância entre eixos de apenas 1.375 milímetros é benéfica para facilitar o manuseio em trajetos de montanha ou no trânsito urbano.
Os dados completos ainda não estão disponíveis, mas a AW 500 R foi colocada à venda na China por um preço sugerido de 4.000 euros, cerca de R$ 21.400 em conversão direta. Para a variante do modelo neoclássico AW 500 N ainda não há informações sobre a data de lançamento e nem o preço.
E você, o que acha dessa avalanche de motos chinesas que surgem a cada dia? Deixe seu comentário aqui pra gente!