Notícias Aprilia

Esportiva de R$ 600 mil da Aprilia com DNA da MotoGP está esgotada

  • Publicado: 08/10/2025
  • 3 Minutos de leitura

A mais exclusiva moto já produzida pela Aprilia Racing mal chegou e já fez história. Em apenas 14 dias, todas as 30 unidades da RSV4 X-GP se esgotaram, confirmando o poder e a atratividade da linha “X” no cenário global.

Criada pelo departamento de competição em Noale, a edição limitada celebra os dez anos da estreia da RS-GP na MotoGP. Ou seja, ela leva às pistas de track day uma experiência quase idêntica à de um protótipo da categoria máxima da motovelocidade mundial.

Cada exemplar foi comercializado por 90 mil euros, algo em torno de R$ 600 mil na conversão direta para moeda brasileira. Segundo a marca, houveram pedidos de inúmeros mercados, como Europa, Emirados Árabes, Austrália, Malásia e Estados Unidos. Acima de tudo, nas palavras do CEO da Aprilia Racing, Massimo Rivola, “a marca X confirma seu status como um conceito exclusivo e de enorme potencial, nascido para quem busca o máximo da tecnologia e da performance”.

Aprilia RSV4 X-GP: potência e leveza das pistas

A RSV4 X-GP é a moto mais potente já fabricada pela Aprilia, equipada com motor V4 de 1.099 cm³ ajustado com especificações de Superbike. O resultado impressiona: 238 cv a 13.750 rpm e 13,35 kgf.m de torque, empurrando apenas 165 kg de peso seco. A relação peso/potência é comparável à de uma MotoGP.

O pacote técnico inclui embreagem seca STM, escapamento duplo em titânio da SC Project e filtro de ar de alto desempenho da Sprint Filter, além de uma sonoridade que remete diretamente aos protótipos da marca nas pistas.

Aerodinâmica revolucionária e fibra de carbono por todos os lados

Inspirada diretamente na RS-GP25, a X-GP é a primeira moto de produção no mundo com asas nas pernas e na rabeta, soluções aerodinâmicas patenteadas pela Aprilia Racing que aumentam a carga vertical em frenagens e curvas.

As peças, produzidas em fibra de carbono pela PAN Compositi, incluem ainda asas frontais e inferiores, garantindo até cinco vezes mais downforce em linha reta e triplicando a aderência lateral em curvas de alta velocidade. Outro destaque é o suporte estrutural do assento em carbono, que reduz peso e melhora a rigidez do conjunto.

Aprilia RSV4 X-GP tem eletrônica e componentes dignos de paddock

Toda a eletrônica da RSV4 X-GP é gerenciada pela central APX da Aprilia Racing, a mesma usada nas motos de competição da marca. O sistema oferece controle de tração, freio-motor e anti-wheelie ajustáveis marcha a marcha, além de GPS integrado e telemetria completa para análise de performance.

O chassi em alumínio é combinado com suspensão Öhlins pressurizada, freios Brembo GP4 MS com discos de 330 mm e rodas Marchesini forjadas em magnésio. Os pneus slicks Pirelli, idênticos aos usados no Mundial de Superbike, completam o conjunto que transforma qualquer pista em um laboratório de desempenho.

Pacote exclusivo

Cada comprador da RSV4 X-GP leva mais do que uma moto — recebe uma experiência. Além da unidade numerada, a Aprilia entrega um notebook Yashi com software de gerenciamento da ECU, NFT exclusivo como certificado digital de autenticidade, capa personalizada, cavaletes de corrida, tapete de box e aquecedores de pneus IRC.

A entrega é feita diretamente na sede da Aprilia Racing, em Noale. Além disso, os compradores terão direito a uma visita ao departamento de competição, o coração da marca italiana.

Aprilia RSV4 X-GP: o ápice da família “X”

Desde a primeira RSV4 X lançada em 2019, a família “X” representa o máximo da transferência de tecnologia das pistas para o público. A RSV4 X-GP, quinta geração desse conceito, é o ponto mais alto dessa evolução — um tributo ao DNA de competição da Aprilia e ao espírito da MotoGP.

Como define Rivola: “Queríamos celebrar esta década com uma moto que transpira o DNA da MotoGP e entrega sensações que só os pilotos profissionais conhecem, mas que qualquer apaixonado pode vivenciar.”

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado