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Aprilia RSV4 2021 é uma MotoGP feita para as ruas

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/03/2021
  • Por: Alexandre Nogueira

O nome Aprilia nasceu logo após a Segunda Guerra Mundial como uma fabricante de bicicletas e a primeira moto produzida pela fabricante italiana utilizava um motor dois tempos de 50 cilindradas e pedais.

Em 1975 a Aprilia produziu suas primeiras motos de competição e no ano seguinte fez sua estreia no Mundial de Motocross, na classe 125 cc. Em 1985, após anos de dedicação ao motocross, a marca de Noale decide ingressar no Mundial de Velocidade.

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No mesmo ano de sua estreia na principal categoria da motovelocidade mundial, Aprilia decidiu equipar alguns de seus modelos de entrada com os motores da austríaca Rotax e veio cada vez mais ampliando seu leque de modelos nas categorias de alta cilindrada.

Aprilia RSV4 2021

Em 1998 a Aprilia entrou definitivamente no universo das superesportivas de alto desempenho apresentando a RSV Mille, utilizando uma versão modificada do motor bicilíndrico em V de 1.000 cilindradas da Rotax. Desde então, a fabricante italiana segue sempre atenta às novidades nos segmentos das naked e superesportivas e, consequentemente a máxima evolução da RSV, sempre permanecendo como referência na categoria Superbike. A empresa italiana conquistou 54 títulos mundiais de marca, sete dos quais foram conquistados no Campeonato Mundial de SBK com a RSV4.

Aprilia RSV4 2021

Para 2021, a Aprilia RSV4 chega renovada em suas duas versões, padrão e factory, e seu motor V4, que sempre foi caracterizado por seu design revolucionário, teve aumento de cilindrada de 1.077 cm³ para 1.099 cm³, com potência máxima de 217 cv a 13.000 rpm e torque de 12,7 kgf.m a 10.500 rpm, conseguidos com um novo sistema de escapamento que permite a aprovação para o Euro5.

Aprilia RSV4 2021

Chassis de corrida

Embora o chassi de dupla viga de alumínio permaneça o mesmo, uma grande mudança foi feita na balança, que é mais leve e tem sua estrutura inspirada na Aprilia RS-GP usada na MotoGP, projetada para reduzir as massas e aumentar a estabilidade da traseira durante as acelerações.

Aprilia RSV4 2021

A ergonomia também foi melhorada, com uma nova posição mais natural e relaxada para o piloto, graças a um novo tanque de combustível e assento, que permitem maior engajamento do piloto com a máquina, facilitando a pilotagem. Os controles eletrônicos da marca, conhecido como aPRC Aprilia Performance Ride Control, são mais funcionais e intuitivos ainda, permitindo que o motociclista comum consiga explorar as motos italianas da Casa de Noale em total segurança e satisfação. a nova instrumentação TFT é maior e mais completa.

Aerodinâmica de MotoGP

O redesenho do corpo garante uma melhora na estabilidade em altas velocidades, bem como o resfriamento do motor, desviando o fluxo de ar quente do piloto.

Aprilia RSV4 2021

Eletrônica refinada

Há uma nova unidade de controle Marelli de 11MP e também uma nova plataforma inercial IMU de seis eixos, ambas mais potentes e com maior capacidade de processamento. O acelerador Ride-by-Wire melhorou a lógica de operação do controle de tração, tornando-o muito mais preciso.

Aprilia RSV4 2021

Ao pacote de controle eletrônico da RSV4 vem concluído um controle de freio motor com vários níveis. Agora são seis modos de pilotagem, três para a pista, dois dos quais personalizáveis, e três para a estrada, um dos quais é personalizável. Anti-wheelie, controle de largada e ABS de curvas também estão incluídos.

Aprilia RSV4 2021

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Duas versões

O visual continua com as inconfundíveis luzes LED triplas, equipadas com iluminação DRL, integradas com iluminação para curvas, com luzes adicionais que acendem conforme a inclinação.

Aprilia RSV4 2021

Há duas versões disponíveis, a RSV4, por US$ 19.000, e a RSV4 Factoy, por US$ 26.000, que não trazem diferenças tanto no motor quanto na estrutura geral do chassi, e se distinguem apenas com rodas de alumínio forjadas, suspensões eletrônicas semiativas Öhlins Smart EC 2.0 e pinças de freio Brembo Stylema.

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