A 99 e a Riba Brasil começaram a oferecer serviço de aluguel de motos elétricas em Belém (PA). A operação prevê 300 unidades. As 60 primeiras serão entregues em julho e as demais disponibilizadas até novembro, quando a capital do Pará recebe a COP30.
O modelo que integra a frota da 99 é o scooter elétrico VMoto CPX. Equipado com motor de 4.3 kW, ele possui possui capacidade de carga de até 220 kg e autonomia de para rodar até 120 km. As baterias são intercambiáveis e podem ser trocadas em estações disponibilizadas em Belém, cada uma com até nove compartimentos disponíveis.

O valor do aluguel será de R$ 399 por semana para os motociclistas parceiros. Eles poderão atuar tanto em serviços de delivery quanto como mototáxi. Segundo 99 e Riba Brasil, com a troca por uma elétrica, estes profissionais terão uma economia próxima a 100% no custo operacional da moto.
LEIA MAIS: Honda lança café racer elétrica cheia de tecnologias na China
“Essa é nossa primeira ação relacionada à COP30, reafirmando o compromisso da 99 em tornar a eletromobilidade mais inclusiva e impulsionar cidades mais sustentáveis. Belém será vitrine de um modelo de operação que proporciona economia em relação aos veículos a combustão, além de gerar benefícios ambientais concretos e estamos muito empolgados em promover diversas ações junto às coligadas da Aliança para mostrar o quão grande é o trabalho deste grupo em prol da descarbonização”, destaca Thiago Hipolito, Diretor Sênior da 99.
A ação faz parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável. Trata-se de uma iniciativa da 99 para reduzir os custos operacionais dos parceiros e contribuir para a diminuição da emissão de poluentes. As empresas estimam que a cada 10 mil quilômetros percorridos pelos condutores com motos elétricas, reduz-se cerca de 1 tonelada de CO₂ emitido.
Serviços com motos tem crescimento acelerado no Pará
Entre abril de 2025 e abril de 2025 a 99 registrou aumento de quase 60% nas entregas realizada por motociclistas. Já as viagens com passageiros avançaram 40% na capital paraense. O número de condutores parceiros cresceu 30% no mesmo intervalo, em todo o país.

“Estamos entusiasmados por colaborar com a 99 neste projeto. Além de ser livre de emissões, o ruído é apenas o dos pneus, beneficiando a saúde de pilotos, passageiros e cidades. Juntos, e com nosso algoritmo de segurança, visamos zerar acidentes de trânsito e oferecer uma mobilidade ponto a ponto que complementa o transporte público, encurtando distâncias e evitando superlotação.”, declarou o CEO da Riba, Carlos Roma.