A Honda que se cuide, pois os clones chineses estão atacando com força! Tirando os grandes fabricantes orientais de motos, que nada tem a ver com o tema de hoje, ainda existem muitas empresas chinesas que desenvolvem os seus produtos copiando linhas, formas e nomes de modelos dos fabricantes mais famosos.
Nos últimos anos e quase nenhuma das principais fábricas foram poupadas. Entre os modelos mais copiado estão a Honda, que viu sua Africa Twin, a CMX500 Rebel, a CB650R e F, e muitas outras versões suas sendo literalmente copiadas.
Já passou o tempo em que as marcas da China produziam modelos de pequenos volumes e com componentes voltados mais para a economia do que para a qualidade de construção. Basta ver a evolução de suas grifes, que nos últimos anos se comprometeram a produzir motores de grande cilindrada para serem equipados em versões de motocicletas bem fabricadas e com equipamentos técnicos dignos da performance, e da concorrência).
LEIA MAIS:
Cópias chinesas da Honda seguem em produção
Entre as asiáticas mais conhecidas que circulam na Itália podemos citar a renascida Benelli, que voltou a fazer algum sucesso graças ao trabalho da Quianjang, uma gigante chinesa que aproveitando a fama (e os designers) da histórica marca italiana e que produziram modelos como o TRK502 e o Leoncino 500 e 800, além do TRK 702 apresentado na EICMA 2022.
Em vez disso, uma grife totalmente nova é a CFMoto, que chegou à Europa. No entanto, existem algumas organizações da China que não perderam o hábito de “espiar o vizinho ao lado” e utilizar suas fórmulas que estão dando certo.
Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube | Twitter | GoogleNews
De fato, não é novidade pegar um modelo de moto, desmontá-lo, estudá-lo e criar um clone bastante real. Nos últimos anos percebemos diversas situações deste tipo, que afetaram a maioria dos grandes fabricantes, mas entre estes podemos dizer que o mais copiado é a Honda.
Será que os acionistas da Honda estão fazendo algo a este respeito? É o que veremos com o passar do tempo.