A CRF300 Rally é baseada no estilo da máquina de corrida Honda CRF450 com a qual os pilotos da Equipe HRC competem no Rally Dakar.
No entanto, para o uso diário, os designers buscaram oferecer maior conforto e desempenho tanto para o deslocamento diário quanto para as aventuras off-road.
Ou seja, trata-se de uma evolução da CRF250 Rally lançada em 2017. Esta moto apresenta um design pronto para off-road e se destaca por ser leve e fácil de manusear.
A Honda CRF300 Rally recebeu melhorias significativas na sua versão 2021, sendo este o modelo que agora chega a Espanha, embora já tivesse sido distribuído anteriormente em outros mercados internacionais.
LEIA MAIS:
Detalhes da nova Honda CRF300 Rally
Em seguida, aumentou-se a cilindrada do motor e reduziu-se o peso do conjunto, em relação à CRF250 Rally anterior. Dessa forma, a nova versão tem 18% a mais de torque máximo, com 2,7 kgf.m a 6.500 rpm.
Além disso, foram feitas melhorias no quadro, braço oscilante e tripla braçadeira inferior, contribuindo para uma redução de 4kg no peso total. As características de rigidez do chassi também foram revisadas para melhorar a precisão e a sensação de direção.
A distância ao solo aumentou 5 mm, chegando a 275 mm, não muito longe de uma motocicleta de enduro. As suspensões são compostas por um garfo invertido Showa com barras de 43 mm e um amortecedor traseiro em um sistema de articulação progressiva.
E tem mais
Quanto aos freios, a CRF300 Rally apresenta uma pinça dianteira de dois pistões que funciona em conjunto com um disco flutuante pétala de 296 mm. Ele também contém a opção de desconectar o ABS traseiro ao dirigir em estradas de terra.
As rodas utilizam pneus de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira. São rodas raiadas de alumínio, embora pintadas de preto, no estilo das Honda CRFs de motocross.
Os pneus são mistos que permitem desfrutar da moto tanto nas pistas como nas estradas ou na cidade. Sua origem rural possibilita a montagem de pneus enduro mais específicos para uso off-road.
Outros atributos da Honda CRF300 Rally
Quanto ao design, o CRF300 Rally apresenta peças derivadas da CRF450 Rally, como a tela flutuante, fixada na direção, a carenagem superior e inferior e os protetores laterais, para implementar a proteção aerodinâmica.
Também não faltam tampas de alavanca abertas, alavanca de câmbio com biqueira dobrável e placa antiderrapante de plástico. Além disso, o tanque de combustível tem capacidade para 12,8 litros, oferecendo uma autonomia de mais de 400 km.
A Honda CRF300 Rally já está disponível para compra na Espanha, na cor vermelha e com um preço sugerido de 7.100 euros, cerca de R$ 37.300 em conversão direta.
Será que este modelo chegará ao Brasil? Vale destacar que a XRE 300 vive momento de indefinição, pois sua produção está paralisada desde abril. Além disso, a marca das asas da liberdade patenteou o nome XRE 300 Sahara, o que dá ainda mais margem para um novo modelo nessa faixa de cilindrada. Deixe sua opinião aqui pra gente!