Notícias

99 aposta em tecnologia por corridas de moto mais seguras

  • Publicado: 21/05/2025
  • 2 Minutos de leitura

A 99 está desenvolvendo uma ferramenta inédita no mercado brasileiro baseada em telemetria para tornar as corridas de moto no aplicativo mais seguras. Na prática, o novo recurso, chamado Relatório de Direção, usa dados reais captados pelo celular para monitorar o comportamento dos motociclistas parceiros da empresa no trânsito.

A nova ferramenta da 99 será integrada ao Relatório de Segurança, funcionalidade já existente no aplicativo. Ela mostra ao motociclista a percepção que os passageiros possuem sobre a forma como eles conduzem suas motos. Atualmente, o novo Relatório de Direção da 99 vem sendo testado no Brasil junto ao Instituto Mauá de Tecnologia, visando adaptá-ao nosso trânsito.

Novo recurso está em testes para adequação ao trânsito brasileiro (Foto: Divulgação)

Mais dados da nova ferramenta

Os motociclistas parceiros da 99 terão mais visibilidade sobre seu comportamento na direção com os dados reais de telemetria disponibilizados pelo novo recurso. Por outro lado, além dos conteúdos educativos já enviados regularmente via app, a plataforma trará também mais dicas. Nesse sentido, alertas sobre como agir em determinadas situações e como os motociclistas podem conduzir com mais segurança.

LEIA MAIS: Honda troca Maio Amarelo por ‘Maio Caramelo’ em campanha educativa

O novo recurso irá monitorar pontos críticos de direção, como frenagem e aceleração bruscas, curvas fechadas e mudanças abruptas de faixa. Também será monitorada a manipulação do celular enquanto pilota, entre outros. Este monitoramento tem o propósito de oferecer dados e dicas educativas para melhorar a segurança no trânsito, diz a empresa em comunicado.

Relatório de Direção Segura chega aos motociclistas no 2º semestre de 2025; Com isso, eles terão mais feedbacks (Foto: Divulgação/99)

Com a palavra, a 99 e o Instituto Mauá de Tecnologia

“Diferente do trânsito de forma geral, a 99 consegue, por meio de tecnologias online, gerar dados precisos e intervenções preventivas em tempo real, contribuindo para evitar comportamentos de direção perigosa dos motociclistas e fortalecendo a sua contribuição para um trânsito mais seguro. Com este lançamento, a empresa reafirma sua liderança em tecnologias locais de segurança, demonstrando o valor que as plataformas agregam na discussão e solução de desafios da segurança viária das cidades”, destaca Igor Soares, diretor de Qualidade e Segurança da 99.

“Esse projeto simboliza como a engenharia pode — e deve — estar a serviço da sociedade. A união entre conhecimento técnico, ciência de dados e o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana permite criar soluções reais para desafios do cotidiano, como a promoção de uma condução mais consciente por meio da educação no trânsito. Para o IMT, contribuir com o desenvolvimento e os testes dessa tecnologia é uma forma concreta de aplicar a inovação em benefício direto das pessoas e da construção de cidades mais seguras”, explica o Professor Fernando Martins, responsável pelo projeto no Centro de Pesquisa do Instituto Mauá de Tecnologia.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado