Foram dois supereventos em um intervalo de pouco mais de um mês. Iguais na proposta mas absolutamente diferentes nas lembranças que deixaram na memória, pelo menos para mim. Depois de um Salão de Colônia morno, me surpreendi positivamente com a temperatura do EICMA, em Milão… e não estou me referindo à diferença entre os calculistas alemães em relação ao expansivo povo italiano. O evento na Alemanha, de certa forma, espelhou a tão comentada crise que atingiu em cheio o mercado de motocicletas – especialmente o europeu. Contudo, parecia que estávamos em outro planeta quando os portões do EICMA se abriram. Ver aquela massa multicolorida, literalmente, invadindo os pavilhões me devolveu o ânimo que estava fraquejando. Motociclismo é um tesão, e ver meio milhão de pessoas reunidas com essa mesma paixão é de arrepiar! Saí de lá certo de que não há crise que resista a tanto entusiasmo e ao brilho nos olhos de jovens fitando a moto dos seus sonhos.<br /><br />Confesso que também, mais uma vez, me peguei pensando: E a Yamaha? No Brasil, a marca vêm praticando há anos uma política extremamente tímida e conservadora, soltando uma série especial ali, uma apresentação sem muito impacto aqui e mantendo-se basicamente escorada apenas na qualidade de seus produtos. Mais forte na Europa, pensei que haveria novidades em Colônia ou Milão, mas, exceto um projeto de motor tricilíndrico, também nada de novo apareceu por lá. Um cenário preocupante para entusiastas que, como eu, cresceram admirando o pioneirismo, a técnica e o caráter único dessa tradicionalíssima marca japonesa.<br /><br />Por falar em tradição, neste mês você tem a última chance de concorrer a uma lendária Harley-Davidson, no caso, uma Electra Glide Ultra Limited. Então, depois de ler a revista (calma, ainda há mais de 230 páginas para saborear), preencha o cupom ou acesse nosso site e participe! Nesta edição apresentamos também a terceira e última parte do Alpen Masters, um megateste em que as principais motocicletas do mercado mundial são comparadas nas mais diversas condições. Não somos megalomaníacos, mas chamá-lo de "maior teste do mundo" não é exagero. Afinal, você conhece alguma outra avaliação que submeta tantos modelos ao dinamômetro, a avaliações de agilidade e aderência em pista de testes, a medições de consumo e que, depois de tudo isso, ainda coloque para rodar todas as concorrentes juntas, não em um circuito de cones, mas em um percurso de mais de 150 km de estrada nas mais diversas condições de piso, altitude e temperatura? Maior nem sempre é sinônimo de quantidade. Por falar no Alpen, você viu quem ganhou? Não quero estragar a surpresa, mas é um modelo que acaba de chegar ao Brasil.<br /><br />Incrível pensar que esta é a edição de dezembro. Já! Em nome de toda a equipe MOTOCICLISMO, aproveito estas últimas linhas para agradecer a nossos leitores, colaboradores, amigos e anunciantes a parceria que tivemos neste 2012. Valeu! A todos, um excelente fim de ano (se for pegar estrada, fique ligado!) e um 2013 repleto de realizações. Até lá! Um forte abraço!
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