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Honda avança em estratégia de eletrificação com novos scooters

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  • Publicado: 12/10/2024
  • Por: Willian Teixeira

A Honda removeu os véus de duas novas motos elétricas que, em um primeiro momento, serão exclusivas para o mercado asiático. Os modelos CUV e: e ICON e: foram apresentados no último dia 9 e marcam um avanço na estratégia de eletrificação da fabricante da asa.

Tanto CUV e: e ICON e: serão lançados primeiramente na Indonésia, e futuramente sua oferta será expandida para outras regiões, diz a Honda. O plano da marca é lançar 30 motos elétricas globalmente até 2030, e 11 já estão disponíveis mundo afora.

Honda CUV e: (Foto: Divulgação)

A empresa afirma que a expansão de sua linha de motos eletrificadas não abrangerá apenas modelos com baterias intercambiáveis do sistema Mobile Power Pack e:, mas também contemplará motos com baterias fixas, atendendo a mais clientes e suas necessidades.

Honda CUV e:

O modelo tem desempenho equivalente ao de uma moto de 110 cm³, e tem design inspirado no conceito SC e:, mostrado em 2023 no Japan Mobility Show. O nome do CUV e: é derivado do CUV ES (Clean Urban Vehicle Electric Scooter), a primeira scooter elétrica lançada pela Honda, em 1994.

CUV ES: modelo de 1994 inspirou o nome do novo scooter elétrico (Foto: Divulgação)

Ele está equipado com um motor elétrico de 6kW e usa baterias intercambiáveis do Honda Mobile Power Pack e:, ou seja, é só deixar as vazias em uma estação de troca, pegar novas e sair pela cidade.

O Honda CUV e: está equipado com três modos de condução (Standard, Sport e Eco), para se adaptar a várias situações de pilotagem. Também há marcha ré para ajudar em manobras em espaços apertados.

Além disso, o modelo conta com o Honda RoadSync Duo, serviço que permite aos usuários parear o smartphone e usar funções como navegação por GPS direto na tela.

Scooter elétrico tem sistema que permite exibição de mapas no painel (Foto: Divulgação)

Honda ICON e:

Baseado no EM1 e:, disponível na Europa desde 2023, o ICON e: é equivalente a um ciclomotor de Classe 1 no Japão. Essa categoria corresponde às motos de até 50 cm³ ou com motores elétricos de 0,60kW. O modelo da Honda usa uma bateria de íons de lítio ternária, e pode ser recarregada de duas maneiras: a bordo do ICON e: ou como uma bateria independente. Seu motor está instalado na roda traseira, e a autonomia é para mais de 50 km por carga, segundo a Honda.

Honda ICON e: (Foto: Divulgação)

O ICON e: tem espaço sob o assento para transporte de volumes que é capaz de abrigar um capacete. Também há um rack interno frontal e uma tomada USB para carregar dispositivos móveis. Por fim, completam seu pacote iluminação full-LED e painel digital em LCD que, com um layout simples, mostra informações como velocímetro e nível de bateria.

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