A escolha entre a Yamaha Fluo e a Honda Elite, duas das scooters mais populares do mercado, pode ser uma decisão difícil. Ambas oferecem design moderno, praticidade e desempenho para o dia a dia. Para te ajudar a escolher a scooter ideal, preparamos este comparativo detalhado, abordando as principais características, impressões de pilotagem, opções de cores e preços.
O Yamaha Fluo ABS é o scooter 125 mais completo do mercado brasileiro, oferecendo tecnologia, conforto e estilo. O Fluo chegou ao mercado brasileiro como uma verdadeira revolução na categoria de scooters 125 cm³.
Com design moderno, tecnologia embarcada e um conjunto completo de recursos, o Fluo rapidamente se tornou um dos favoritos dos motociclistas urbanos. Seu design arrojado e moderno transmitem esportividade.
O Honda Elite 125 foi lançado em 2018 como nova opção para o segmento de entrada, juntando-se ao PCX no line-up de scooter da Honda. Desde então, já são mais de 110 mil unidades comercializadas. Para a linha 2025 o modelo passou por sua primeira reformulação, recebendo novo visual, mudanças no chassi e um pacote com mais itens de série, sem perder a simplicidade na tocada.
Design e estilo
O Fluo possui linhas esportivas, com faróis e lanterna em LED que proporcionam maior visibilidade e um visual mais moderno. O painel digital é bem completo e oferece informações claras e precisas sobre a velocidade, hodômetros, nível de combustível, consumo e outras funções em luzes de advertência.
O Honda Elite 125 2025 chegou com um visual totalmente renovado, trazendo linhas mais modernas. A marca apostou em um design mais jovem e dinâmico, sem perder a praticidade e o conforto que caracterizam o modelo. O farol em LED traz um design mais moderno, além de maior eficiência.
O painel é totalmente digital, com dois displays distintos, um superior tipo black out com velocímetro e logo abaixo um LCD convencional com odômetros, marcador de combustível e relógio.
Motor e desempenho
O Yamaha Fluo vem equipado com o motor Blue Core de 125 cm³, um monocilíndrico 4 tempos e arrefecido a ar, conhecido pela sua eficiência e baixo consumo de combustível. O motor rende 9,5 cv de potência a 8.000 rpm e 1,0 kgf.m de torque a 5.500 rpm. A injeção eletrônica garante uma partida fácil e um funcionamento suave em todas as condições. Nos testes pela cidade de São Paulo o consumo ficou em 45 km/l de média, rodando na ponta do acelerador e respeitando os radares espalhados pela cidade.
As respostas do motor são bem vigorosas e o Fluo ganha velocidade rapidinho nas arrancadas e nas retomadas quando o acelerador é todo aberto. A transmissão automática do tipo CVT proporciona uma condução suave e com a relação perfeita para encarar ladeiras ou manter a velocidade no plano com o motor na rotação certa para a economia.
O Honda Elite 125 2025 tem novo motor monocilíndrico com a tecnologia eSP (Enhanced Smart Power), que utiliza componentes com menor índice de atrito para obter melhor desempenho e economizar combustível. São 123,9 cm³ capazes de entregar 8,2 cv de potência a 6.250 rpm e 1,06 kgf.m de torque a 5.000 rpm, ou seja, os picos são atingidos em menor rotação. Vale lembrar que este motor já está adequado ao Promot5, que entra em vigor ano que vem. O câmbio é o tradicional automático tipo CVT.
Ambos atendem perfeitamente a proposta urbana, com ótimas respostas ao menor toque do acelerador. Para rodar em meio ao trânsito o motor proporciona muita agilidade e o câmbio CVT sempre deixa o motor na rotação certa para o melhor aproveitamento do torque, bem como na melhor faixa para a melhor eficiência no quesito consumo.
Qualidade do passeio
As suspensões contam com um garfo telescópico de 90 mm na dianteira e um monoamortecedor traseiro com 88 mm de curso. As duas rodas do Fluo são de 12 polegadas, diferente dos scooters da categoria que são equipados com rodas de 10 polegadas, e calçam grandes pneus, 100/90 na frente e 110/90 atrás, enquanto os freios utilizam disco dianteiro com ABS e tambor na traseira.
O freio é bem potente e suficiente para frenagens muito seguras em quaisquer condições, principalmente pelo ABS dianteiro que aumenta a segurança na chuva e nos pisos com menor aderência.
O Honda Elite passou por mudanças bastante significativas também na ergonomia. A posição do guidão mudou, agora ele está um pouco mais distante das pernas do condutor. Isso permite uma pilotagem mais ereta, evitando as batidas nos joelhos nos condutores mais altos. O assento está 7 mm mais baixo privilegiando a ergonomia dos mais baixinhos. Já o conforto do banco está dentro do esperado para sua proposta nos deslocamentos curtos na cidade.
O Yamaha Fluo utiliza um chassi do tipo underbone, caracterizado por sua estrutura tubular leve e resistente. Essa configuração confere ao scooter agilidade e manobrabilidade, tornando-o ideal para serpentear em meio ao trânsito com muita facilidade, o que agrada bastante até mesmo os pilotos iniciantes e menos experientes.
Destaque para o assoalho plano, que ficou ligeiramente maior, ganhando espaço para os pés do piloto. As pedaleiras da garupa agora são retráteis, substituindo o recuo na carenagem presente no antigo Elite, ponto positivo para o conforto da garupa.
A distância entre-eixos e altura em relação ao solo também aumentaram na comparação com o anterior, contribuindo na estabilidade e na transposição de obstáculos. As rodas permanecem com aro de 12 polegadas na dianteira e 10 na traseira, por isso ainda é preciso ter cuidado com buracos mais fundos, corriqueiros nas grandes cidades, mas agora calçam os pneus Pirelli Angel Scooter nas medidas 90/90-12 e 100/90-10 respectivamente, macios, de boa aderência e um desenho que promete bom desempenho em piso molhado.
As suspensões, por sua vez, deram conta do recado, copiando bem as irregularidades do asfalto proporcionando estabilidade ao scooter. A dianteira segue com o mesmo padrão do anterior, já a traseira recebeu os amortecedores em posição mais vertical, com três níveis de ajustes na pré-carga da mola.
O sistema de freios segue o padrão de disco único na dianteira e tambor na traseira e são mais que suficientes para a proposta. O freio dianteiro ganhou disco tipo wave, atrás o tambor foi mantido. O sistema é CBS combinado e está bem dimensionado para as prestações do Elite. Vale lembrar que o Fluo tem ABS na roda dianteira e isso garante maior segurança nos dias de chuva.
Os freios de ambos são bem potentes e com o menor esforço nas alavancas conferem frenagens excelentes, afinal eles são leves e não alcançam altas velocidades.
Tecnologia e sofisticação
O Yamaha Fluo ABS conta com o Sistema Start & Stop que desliga o motor automaticamente em paradas, reduzindo o consumo de combustível. Item de destaque é a chave presencial que facilita o acionamento da moto e a abertura do amplo e confortável assento para acessar o espaço com capacidade para 25 litros que comporta um capacete aberto tipo Jet.
Há também uma tomada 12V que permite carregar dispositivos eletrônicos durante o trajeto. Uma solução muito bem acertada é o bocal do tanque de combustível no lado esquerdo da carenagem frontal, facilitando o abastecimento.
O Honda Elite 125 também conta com o sistema Idling Stop, que desliga o motor em paradas breves, religando-o com um leve toque no acelerador, colaborando para a economia de combustível. Mais uma novidade bacana para o novo Elite é o lampejador do farol, item importante para aumentar a segurança.
O espaço sob o assento do Elite 125 ficou mais largo, agora tem 15,2 litros de capacidade, suficiente para um capacete aberto. A forma de acessar o compartimento também mudou: antes o destravamento era através de pressão na chave, agora é através de um botão instalado ao lado do contato.
O mesmo procedimento também é usado para abrir o tanque de combustível, que teve o bocal reposicionado, agora instalado sobre a lanterna traseira. Posição que facilita o acesso, já que não é preciso levantar o banco, mas inviabiliza a instalação de um bauleto. Nesse sentido, a Honda afirma que está trabalhando em uma solução em conjunto com a Givi, e que em breve ela chegará ao mercado.
O frontal interno ganhou um segundo gancho na parte da frente sob o banco, o que lhe dá maior capacidade para transporte de volumes. Além deles, o Elite ainda traz um porta-luvas sob o guidão para pequenos objetos, porém, sem tampas.
Cores e preços
O Yamaha Fluo ABS traz como principal novidade a cor Brown Espresso (marrom). A nova opção estreia no lugar da cor branca. Há também as versões Midnight Black (preto) e Racing Blue (azul). O preço sugerido do Fluo ABS é de R$ 15.290, e não inclui as despesas com frete, que ficam em R$ 840, conforme informado no site da Yamaha.
Para o Elite a Honda disponibiliza quatro opções de cores, as tradicionais branca e vermelha, além da bonita pintura prata e da moderna azul metálica. O modelo teve um aumento de R$ 386 sobre a geração anterior, o que é pouco se você considerar a quantidade de melhorias. Seu preço sugerido é de R$ 12.966 mais o frete de sua região.
Conclusão
O Yamaha Fluo 125 é uma excelente opção para quem busca um scooter 125 cm³ completo, com design moderno e esportivo, tecnologia embarcada e um bom desempenho. Se você procura um meio de transporte prático e eficiente para o dia a dia na cidade, o Fluo ABS é uma ótima escolha.
O Honda Elite 125 também é uma excelente opção, com um visual mais sofisticado e elegante, e com uma desenvoltura muito fácil nos deslocamentos urbanos, principalmente pela leveza do conjunto.
Também vale destacar que tanto o Yamaha Fluo 125 quanto o Honda Elite 125 alcançam médias de consumo na casa dos 50 km/l, então junte a isso a praticidade e a facilidade na condução e você terá um meio de locomoção perfeito para a cidade. Deixe nos comentários a sua opinião sobre os scooter de entrada.
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