Mais uma vez a Yamaha se consolida como uma das fabricantes mais queridas do Brasil, e isso se reflete no desempenho da casa dos diapasões no Moto de Ouro, tradicional premiação da revista MOTOCICLISMO que elege as melhores motos e marcas do nosso mercado.
Na 24ª edição do Moto de Ouro, a Yamaha faturou seis troféus, sendo cinco de produtos – City, Moto Verde, Naked, Scooter, Scooter+ – e um em quesitos de imagem – categoria Emoção. Resultado que a consolida como uma das empresas mais admiradas pelos leitores de MOTOCICLISMO, visto que são vocês, nossos seguidores e leitores, que fazem o prêmio acontecer.
Confira no vídeo abaixo a entrega dos troféus da Yamaha na cerimônia do Moto de Ouro e a entrevista de Isabel Reis, diretora da Motor Mídia Editora, com Helio Ninomiya, diretor da Yamaha:
A partir desta edição a categoria City passou a abarcar apenas motos de até 200 cm³. E a grande vencedora foi a R15, dona de 48,1% dos votos, seguida pela Bajaj Dominar 200, com 29,1% dos votos. Fecha o top-3 a Honda CG 160 Titan, com 14,6% dos votos.
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A R15 chegou ao Brasil com o lema “da corrida para a correria”, ou seja, com o propósito de aproximar o usuário comum de motos da sensação que só uma esportiva é capaz de proporcionar.
Em Moto Verde deu Yamaha mais uma vez, com a YZ450F. O modelo pilotado pelo português Paulo Alberto nos títulos do Arena Cross e do Brasileiro de Motocross de 2023 recebeu 44,2% dos votos, levando a melhor na disputa contra Honda CRF 250F e Kawasaki KX 250, escolhidas por 20,1% e 15,2% dos votantes da categoria destinada a motocicletas de utilização off-road.
Após bater na trave nas duas últimas edições do Moto de Ouro, a Yamaha MT-09 desta vez foi eleita a Moto de Ouro na categoria Naked. A maior representante da gama Master of Torque disponível no país recebeu 40,3% dos votos e ficou com o troféu, superando concorrentes como a agora ex-campeã ex-campeã Ducati Streetfighter V4 S e a Kawasaki Z900 R Edition, donas de 12,8% e 8,8% dos votos.
O segmento scooter é um dos que mais crescem no mercado brasileiro a cada ano que passa, e nesta edição do Moto de Ouro ele foi dividido em duas categorias. São elas: Scooter e Scooter+, sendo a primeira até 250 cm³, enquanto a segunda contempla os modelos com 250 cm³ ou mais. E a Yamaha foi reconhecida campeã em ambas.
O NMAX ficou com o troféu da categoria Scooter, com 46,3% dos votos. O modelo da marca dos diapasões se sobressaiu perante Honda ADV e PCX, donos de 27,1% e 19,6% dos votos. Já na classe Scooter+ o título ficou com o XMAX, eleito campeão com 48,4% dos votos, contra 17,2% do Honda X-ADV e 14,3% do Dafra Cruisym 300.