Especiais Yamaha

Yamaha celebra 70 anos de história entre motos e instrumentos musicais

  • Publicado: 06/07/2025
  • 2 Minutos de leitura

A Yamaha acaba de completar 70 anos de história, fundada em 1º de julho de 1955. A fabricante dos diapasões nasceu da Nippon Gakki, uma das maiores fabricante de instrumentos musicais do Japão, cujas atividades iniciaram em 1887.

Na época, a decisão de entrar no mercado de motocicletas foi do então presidente Genichi Kawakami, impulsionado pela busca de novas oportunidades. Na II Guerra Mundial a empresa produziu hélices para aviões do exército japonês, e o executivo pensou que a produção de motos poderia ser uma oportunidade de voltar a utilizar maquinaria ociosa da empresa.

Mesmo com 180 fabricantes de motocicletas no Japão na época, a Yamaha não se intimidou. Kawakami tinha uma visão clara: “Não é um produto se não for de classe mundial” e “Se você vai fazer algo, seja o melhor”. Essa ambição global moldou o caminho da empresa desde o início.

Genichi Kawakami

YA-1: a primeira motocicleta Yamaha

Carinhosamente apelidada de “libélula vermelha”, a YA-1 foi a primeira moto da Yamaha. Baseada no modelo RT125 da alemã DKW, a YA-1 foi aprimorada com inovações como uma transmissão de quatro marchas e um design único com pedais de partida e câmbio no mesmo eixo. Sua marcante coloração marrom e marfim contrastava com as motos utilitárias da época, dominadas por cores escuras.

Yamaha YA-1

LEIA MAIS: Yamaha Motoroid2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

O modelo fez sucesso na época, com 11.000 unidades vendidas em três anos, apesar de seu preço elevado para a época – 138.000 ienes, quando o salário inicial era de cerca de 10.000 ienes. Em 1º de julho de 1955, a divisão de motocicletas da Nippon Gakki se tornou a Yamaha, virando uma empresa independente. No seu primeiro ano, a Yamaha Motor já se destacava nas corridas japonesas, consolidando sua reputação rapidamente.

A YA-1 conquistou os três primeiros lugares da 3ª Corrida de Subida do Monte Fuji, no ano de 1955

Legado de sucesso

Sete décadas após seu início, a Yamaha é hoje uma força global. Com mais de 54.000 colaboradores e atuação em mais de 180 países, a empresa celebra não apenas seu aniversário, mas também a visão de futuro de Kawakami e o espírito desafiador que a impulsionou. Atualmente a marca está presente em outros segmentos como motores marítimos e robótica, ou seja, continua indo além motos e dos instrumentos musicais.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Notícias relacionadas

Conteúdo Recomendado