A coluna Visão da Indústria deste mês está no ar! Fico extremamente contente, quando vejo implantados e em funcionamento projetos como a Faixa Azul, os quais beneficiam diretamente motociclistas. Após seis meses de operação do projeto piloto da Faixa Azul, na Avenida 23 de Maio, em São Paulo, os números são dignos de comemoração.
No período nenhuma morte por acidente com motos foi registrada no trecho. Claro, houve acidentes, pois numa cidade como São Paulo é quase impossível não haver, entretanto o número de acidentes caiu expressivamente, foram 13 sem vítimas e 16 com vítimas sem fatalidade.
Além desses problemas terem diminuído, houve efetiva melhora na fluidez do trânsito, chegando à redução de 55% na lentidão. O projeto deu tão certo que a CET já anunciou a implantação da Faixa Azul na Avenida dos Bandeirantes, também em São Paulo.
Visão da Indústria em detalhes
O trecho exclusivo para motos será colocado em ambos os sentidos da avenida, no trecho entre a Marginal Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão de cerca de 8,5 quilômetros.
Atitudes como essas em prol dos motociclistas são louváveis e nós, como sociedade, iniciativa privada e setores organizados, devemos apoiar esses projetos para que cada vez mais políticas públicas sejam adotadas, em benefício dos trabalhadores e daquelas partes mais vulneráveis, especialmente no congestionamento.
Um acidente com um motociclista gera um custo social e para o estado extremamente alto, pois o tratamento é longo, há a indenização pelo seguro e ainda o condutor por muitas vezes acaba ficando incapacitado de trabalhar, o que gera perda de renda e emprego.
A moto não é um problema
Entendo que o trânsito e a mobilidade urbana são vitais para o desenvolvimento das cidades, mas pouca atenção é dada à segurança dos motociclistas, fazendo com que a motocicleta seja marginalizada e vista como um veículo perigoso.
Para que possamos ter mais segurança no trânsito é preciso que tenhamos uma legislação específica de mobilidade, em especial para com os modais mais vulneráveis, e que as políticas públicas e de saúde deem maior atenção a eles.
Espero por mais projetos como este da Faixa Azul, e também que esse tipo de iniciativa da CET/SP seja expandida para mais vias de grande fluxo da cidade e que também sirva como piloto para outras regiões.
Esse projeto já provou que é possível proteger os motociclistas, diminuir os acidentes e minimizar suas consequências, aumentando a segurança. Sem falar na melhoria do fluxo do tráfego de todos por onde a faixa exclusiva foi implantada.
Parabéns a todos os envolvidos.
*Orlando Cesar Leone é Presidente da ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças
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