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Visão da Indústria: Pneu remold – um risco inaceitável

  • Publicado: 04/05/2025
  • Atualizado: 29/04/2025 às 9:11
  • 2 Minutos de leitura

Novamente volto a falar desse assunto. Como já foi falado inúmeras vezes, o pneu remold, como é chamado o pneu reformado, tem o seu uso e fabricação proibidos no Brasil. O assunto já foi amplamente discutido em várias ocasiões, no âmbito técnico e regulatório o pneu de motocicleta não foi projetado para receber uma segunda vida. Vale ressaltar que é muito difícil ficar discutindo algo proibido.

Infelizmente, mesmo com a proibição do Senatran, ainda existem motociclistas que preferem se arriscar e compram esse tipo de pneu. Quando se trata de segurança, a qualidade do pneu é fundamental. Os pneus são responsáveis pelo contato da moto com o chão e qualquer falha pode provocar acidentes. Por isso é vital alertar quanto aos perigos de um pneu reformado.

Visão da Indústria: características dos pneus remold

O pneu remold passa por um processo que envolve raspagem e a substituição das bandas de rodagem. O que é preservado do pneu original é a carcaça. Mas quem avalia essa carcaça? A carcaça de um pneu de moto sofre um desgaste acentuado quando chega ao final de sua vida útil. Como ela é a estrutura do pneu, isso impede que seja reutilizada.

Coluna da Abraciclo: pneus reformados, quando o barato pode sair caro

Ao receber a nova camada, certamente terá rugas e bolhas que afetarão diretamente a estabilidade da motocicleta. Recentemente, o Inmetro reabriu essa discussão, para a regulamentação do pneu remold. O debate é sempre salutar, mas quando se trata de segurança e de preservar a vida, não vale o risco de regulamentar um produto que traz insegurança.

Visão da Indústria: Pneu remold - um risco inaceitável
Visão da Indústria: pneu remold traz riscos à segurança (Foto: Arquivo)

Usar pneu remold é infração grave

Se a vida não é o bastante, vale lembrar que a resolução Contran nº 913 de 28 de março de 2022 proíbe a fabricação e a utilização do pneu remold. A multa por isso é de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Essa infração é considerada grave.

A proibição do uso de pneus remold na motocicleta está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse sentido, é preciso uma fiscalização mais rigorosa para combater e inibir a produção e venda ilegal dos pneus remold. É crucial que o motociclista e toda a sociedade engajada em diminuir os acidentes de trânsito tenham consciência dos riscos dessa liberação.

A Anfamoto é veementemente contra essa possibilidade. Vamos continuar combatendo essa prática, pois os pneus remold não são só perigosos para o motociclista, mas também para a indústria, pois afeta diretamente a qualidade dos produtos, proporcionando até a concorrência desleal. Faço um apelo às autoridades para que revejam seu posicionamento nesse tema. Um abraço!

*Orlando Cesar Leone é Presidente da ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças
**A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião da revista

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