Nesta edição da coluna Visão da Indústria vamos falar sobre a importância das ações do Maio Amarelo.
Os acidentes de trânsito vitimam milhares de pessoas no mundo todo. As cidades passaram a ter seu planejamento modificado, em função do aumento do número de veículos circulando atualmente. Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, de 2022, o trânsito fez 33.894 mortes no país, uma média de 92,6 por dia.
Especialmente no que diz respeito à motocicleta, a circulação desse tipo de veículo aumentou substancialmente por conta do seu valor e da agilidade para deslocamentos rápidos nos grandes centros, além de ser uma forma de renda para muitos trabalhadores.
O custo de um acidente de trânsito para a sociedade e para o governo são muito altos, é mais interessante mesmo investir em prevenção. Além disso, a invalidez ceifa a força de trabalho, o que prejudica também a economia. Muitas vezes, por conta do acidente, mais de uma pessoa na casa acaba ficando desempregada para cuidar daquele que se acidentou.
Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn
Mais considerações sobre o Maio Amarelo na coluna Visão da Indústria
Temos que enfrentar essa realidade dos acidentes com medidas enérgicas para que as leis de trânsito sejam mais rigorosas e efetivamente respeitadas para proteger todos os envolvidos nesse cenário. Mas o foco só é constante no mês de maio, quando se celebra o Maio Amarelo, movimento que tem como objetivo estimular a harmonia e a educação no trânsito para a diminuição dos acidentes.
A conscientização e a educação para que haja respeito entre todos no trânsito é fundamental, e principalmente para que as leis de trânsito sejam respeitas, pois a imprudência é uma das principais causas de acidentes, o que torna a prevenção ainda mais importante para reduzi-los e tirar essa carga do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros serviços de saúde.
Todas essas ações são urgentes, para que possamos salvar vidas. Afinal, absolutamente todos nós convivemos no trânsito e queremos chegar em casa são e salvos. Por isso, o espírito do Maio Amarelo deveria ser o ano todo. Um forte abraço!
*Orlando Cesar Leone é Presidente da ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças
**A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião da revista