Vamos dar um passeio tranquilo e almoçar num restaurante italiano muito bom? Vá devagar no café da manhã!
Texto e fotos: Trinity Ronzela
Mais um final de semana chega, a moto na garagem e a vontade de dar um passeio está a flor da pele. Pois aqui vai um roteiro 100% on road e que pode ser feito com garupa, aliás, muito legal para levar garupa!
Objetivo do rolê: sem madrugar, fazer um roteiro tranquilo, com belas paisagens, curiosidades e ótima gastronomia! Vamos lá? O início se dá na charmosa Santana de Parnaíba, conhecida por seu grande e curioso valor histórico, e também ser o portal da Estrada dos Romeiros, destino muito procurado por motociclistas.
Neste roteiro vamos deixar a Estrada dos Romeiros e seguir outra rota, a Estrada Ecoturística do Suru, que se inicia no centro de Santana de Parnaíba. Essa estrada de pista simples, liga Santana de Parnaíba a Rod. Castelo Branco. Um trecho de apenas 14 quilômetros de pista estreita, muito verde e com visual agradável, não tenha pressa.
LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:
Mais de São Roque
Para acessá-la estando em Santana, é só perguntar, é fácil! Saindo da cidade, logo no começo o visual da estrada descendo para o meio da mata é impressionante e animador, é muito verde. Curvas, subidas e descidas, construções e riacho de água cristalina, fazem parte do cenário que deve ser feito devagar até chegar a Rod. Castelo Branco.
Uma vez na Castelo Branco, serão aproximadamente 15 quilômetros até o viaduto Ewaldo F. do Amaral que leva a São Roque pela Estrada Turística Saboó & Castelo. Castelo? Essa é outra estrada que nos convida a ir mais tranquilos e apreciar a paisagem, sem pressa, curtindo o passeio!
Serão quase 8 quilômetros até o mirante do Morro do Saboó, que se destaca pelo tamanho e, dependendo de onde estiver olhando, ele realmente impressiona. Mas, logo a frente do mirante vem a imagem que mais me surpreendeu. Um castelo!
Esse castelo, está sendo construído desde 2016 e partiu do sonho de um dos representantes da família Ruiz que veio de Portugal. Ele dizia que os brasileiros, por serem uma povo muito guerreiro, mereciam um castelo.
A estrutura é enorme e impressiona e terá diversas atrações como museu, restaurante, hospedaria, espaço para eventos, enfim, completo! Será maior espaço medieval da América Latina! Parar em frente ao enorme portão já é impressionante! Mas vamos seguir, pois tem mais coisa boa pela frente.
PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI
E SIGA MOTOCICLISMO ONLINE NO GOOGLE NEWS
Belezas naturais e seus derivados
Seguindo pela estrada ela te levará a São Roque, a essa hora a fome já deve estar dando sinal de vida mas, aguente mais um pouco e vá conhecer alguns lugares da cidade que são bem legais, jogo rápido.
A igreja Matriz de São Roque foi construída no século XVII e passou por algumas reformas. Em 1836 foi estrutural, 1872 recebeu uma geral na pintura e relógio e, a partir daí as linhas arquitetônicas seguiram o estilo colonial barroco, o que durou até 1937, quando os são-roquenses a conheceram e a chamavam de “Matriz Velha”. É considerada como uma das mais belas igrejas de São Paulo devido às pinturas em seu interior!
Outros dois pontos para dar uma passada antes de seguir para a dica principal de onde comer, são: A Estação Ferroviária de São Roque e o Morro do Cruzeiro. Um muito perto do outro, a estação está muito bem conservada e a locomotiva também. Estacione a moto e dê uma caminhada para ver de perto os detalhes, é rápido e vale a pena.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
Passeio finalizado
Perto da estação, está o Morro do Cruzeiro. Você irá cruzar por baixo da pista e subir até o Mirante por uma estradinha asfaltada estreita até o monumento de São Roque e uma cruz. Muito procurado por peregrinos e devotos do Santo, esse local oferece uma vista ampla e bonita da cidade. É parar, observar, fotografar e seguir, agora para a parte mais importante do dia! O almoço!
A dica do almoço é no sentido de São Paulo e está a apenas 8 quilômetros de distância do mirante. O Stefano Restaurante tem um cardápio tradicional italiano e com muitas opções. Na ocasião experimentei a Lasanha de Alcachofra. Imperdível! Vale a visita!
Não deixe de passar no Empório Stefano ao lado do restaurante e, se couber, levar um pão, um molho ou até uma lasanha congelada para casa. Porém, se exceder na comida, uma ótima opção é já se ajeitar no hotel que eles tem por lá, aí o almoço já pode ser acompanhado de vinhos, dentre outras opções!
A moto: Honda CB 1000R
Fui com uma Honda CB 1000R, uma naked incrível! Potente, ela permite que você passeie sem cansar. Ótimo torque em baixa, nas estradinhas sinuosas, mesmo em sexta marcha, permite que ande a 50, 60km/h, confortavelmente. Mas, se precisar de agilidade, descarrega potência de acordo com o modo de pilotagem escolhido.