Se você curte viagem de moto e uma boa avaliação das máquinas, se liga nesta publicação! A Honda NC 750X DCT propõem novos conceitos de maneabilidade, conforto e segurança em uma proposta inovadora de motocicleta crossover, elaborada para melhorar a curtição em uma máquina de média cilindrada. Fizemos uma viagem para São Thomé das Letras e aproveitamos para testar a moto.
Texto e fotos: Oswaldo Fernandes Jr. (Ozzy)
A cada lançamento conhecemos novas tecnologias aplicadas as motocicletas. As evoluções são direcionadas para motores de melhor rendimento, melhorias no consumo, maior segurança, utilização de novos componentes e redução de poluentes.
As marcas também apostam no aumento de confiabilidade, melhor design e ergonomia, diferenciação mercadológica, melhor segmentação a clientes, maior valor agregado e experiências que as motocicletas podem proporcionar aos seus clientes. E assim, muitas mudanças chegam não só para ao mundo de duas rodas, mas para toda a evolução da vida.
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Atualmente, de acordo com a Anfavea, mais de 55% de veículos fabricados são de câmbio automáticos. Acredito que o futuro das transmissões de motocicletas deva migrar para o câmbio automático, visto que os fabricantes começam a oferecer esta tecnologia embarcada em seus produtos.
O câmbio manual deve estar presentes aos mesmos saudosistas de carburadores, luzes de filamento, painéis analógicos e tantos outros itens superados pela evolução.
Diferentemente do câmbio automáticos dos scooters, que possuem câmbio de polia variável (CVT), acopladas a roda traseira, as motos de câmbio automático possuem a tecnologia de troca de marcha automática (transmissão primária).
Dessa forma, e mudança de marcha pode ser automatizada pela não necessidade de apertar a alavanca de embreagem (menos esforço ao piloto) acionando o pedal de câmbio sem necessidade de embreagem, ou por botão no guidão para troca de marchas, ou ainda através de opção mais completa com sistema mais automatizado, por meio da troca de marchas sequenciais, ascendentes e descendentes automatizadas.
Também existe a opção de troca selecionável manual por botões acionados pelo condutor, mantendo sempre o sistema de transmissão secundário (corrente, cardan ou correia), deixando para o passado o manete de embreagem e, por vezes, o pedal de troca de marchas.
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Honda NC 750X DCT: maior versatilidade com o câmbio automatizado
A Honda NC 750 X teve grandes adequações em seu modelo 2022, melhorias de motor, ciclística, componentes elétricos, design e tecnologia. Pesando consideráveis 197 kg, disponibiliza 58,6 cv de potência, com 7,03 kgfm e um tanque de 14 litros.
Modelo designado crossover, termo para moto multi propósito, ela contempla 4 mapas de motor, estilo, economia (cerca de 27 km/litro a 120 km/hora na estrada), em duas versões de comercialização, a de câmbio manual ou a opção do modelo com câmbio DVT (Dual Clutch Transmission – sistema de transmissão automatizado de 2 embreagens ).
Assim sendo, estabelece a oportunidade de escolha aos clientes de um modelo de motocicleta de média cilindrada de características multifuncionais que pode ser muito bem utilizada para mobilidade urbana, viagens de maior distância, uso em situações fora de estrada, com toda tecnologia de um sistema de troca de marcha automatizado. Sem dúvida mais uma grade inovação em tecnologia da Honda.
Seguindo novos rumos: São Thomé das Letras vem aí
Distante cerca de 380 km de São Paulo, São Thomé das Letras, em Minas Gerais, foi estabelecida como rota de avaliação da Honda NC 750X DCT. A cidade de São Thomé das Letras possui muitos mistérios, curiosidades e propõem diversas características de estradas.
Nesse sentido, ela estabelece um belo roteiro, lindas paisagens, cachoeiras e boa gastronomia mineira para 4 dias de aventura.
Então, por que não? E assim sigo, nem digo mais tome marcha, porque a marcha em câmbio automatizado é algo de passado. Hora de relaxar e aproveitar mais a paisagem, em uma nova experiência com o câmbio DCT.
Redescobrindo o passado e desbravando mistérios com a Honda NC 750X
No começo da pilotagem a sensação de querer apertar o manete da embreagem é grande, e por vezes causa susto, pois a moto não possui o bendito atributo. Passando pelo estágio de troca de marcha por botões, e posteriormente acionando o sistema automatizado, a assimilação a novidade foi fácil e de percepção positiva do cambio DCT.
Tudo ficou mais simples, prazeroso e a moto me passou mais confiança, tendo em vista a maior contemplação e atenção ao meio de condução.
Pelo percurso foi possível encarar vias urbanas, seguir pela rodovia Fernão Dias, que não é das situações mais confortáveis, por pequenos municípios da região de Minas Gerais, pelas curvas e uma íngreme subida até a cidade de São Thomé das Letras.
A região possui grande rede de hospedagem, vários parques de visitação com cachoeiras, grutas para visitação, fenômeno de ilusão de ótica que um veículo sobe a ladeira desligado, áreas de pedreira para visitação, muito mistério e histórias de aparição e convívio com extraterrestres.
E à noite parece que toda cidade se fantasia de extraterrestres, bruxas, duendes, Indiana Jones, Halloween e personagens que não sei descrever. Tudo muito diferente, numa cidade misteriosa, com músicas regionais, de gente divertida talvez pela região ou pela bebida, ou por tudo um pouco.
Culinária mineira regada a temperos e muito sabor. Ao final me diverti muito, escutei diversas histórias de arrepiar, não vi nenhum disco voador, apreciei lindas paisagens e tirei centenas de fotos em um passeio inesquecível.
Acelerando mais a Honda NC 750X DCT com menos troca de marchas
A Honda NC 750X DCT superou minhas expectativas, proporcionou quebras de paradigmas, superação de limites, muita aventura e novas experiências.
Com muito conforto, segurança e prazer de pilotagem, a moto estabelece novos caminhos para qualquer piloto que une mobilidade, mototurismo e aventura.
É isso aí, viva a vida propondo muito mais sentido, em grandes desafios e muitas emoções. Nos vemos pelas estradas, sempre!